amigos em jantar de natal

Natal: Os 4 pecados alimentares mais comuns

Lifestyle

Natal: Os 4 pecados alimentares mais comuns

Influencer fitness, e modelo de fato de banho da Sports Illustrated, dá a conhecer aqueles que são os quatro pecados alimentares mais cometidos no Natal.

Artigo de Bruno Seruca

10-12-2024

Estamos a poucos dias do Natal, o que significa que estamos na altura do ano em que muitos acabam por perder um pouco o controlo sobre aquilo que comem. E a verdade é que existem quatro erros que são os mais comuns. Quem o garante é Katie Austin, modelo de fato de banho da prestigiada Sports Illustrated. Que também é uma influencer na área do fitness. Fique então a conhecer aqueles que são os pecados mais cometidos nesta quadra festiva. E que, quando evitados, permitem tirar o maior prazer alimentar do Natal sem aumentar muito o peso.

Leia ainda: 8 formas naturais de aumentar as defesas do organismo

1 – A culpa da dieta yo-yo

“Um erro comum que vejo durante esta altura é exagerar um dia e depois cortar drasticamente no dia seguinte por causa da culpa alimentar”, começa por destacar em declarações citadas pelo New York Post. “Esse tipo de abordagem yo-yo não é saudável nem sustentável”, prossegue. “Esqueça a culpa e foque-se na consistência — continue a comer refeições balanceadas, mova o corpo e lembre-se de que não existe problema em aproveitar momentos especiais. Só vive uma vez, e os feriados são feitos para serem celebrados”, defende.

2 – Focar-se apenas no que deve eliminar da dieta

Em vez de pensar no que deve cortar no plano alimentar, Katie Austin recomenda que pense no que pode acrescentar. “Pense em como pode incorporar mais nutrientes nas refeições. Por exemplo, pode colocar cenouras extras? Adicionar uma colher de manteiga de amendoim para proteína na receita de biscoitos? Adicionar algumas verduras no smoothie matinal? Pequenas adições como estas fazem uma grande diferença ao longo do tempo e ainda permitem que aproveite comidas festivas”, refere.

3 – Não controlar o desejo por açúcar

“O controlo das porções é fundamental para mim. Adoro entregar-me, mas tento fazer isso de uma forma que pareça intencional”, diz. “Partilhar uma guloseima com alguém querido ou guardar metade para mais tarde são pequenos hábitos que podem ajudar a aproveitar o momento sem exagerar”, explica. Salientando que beber muita água também é importante. “Manter-se hidratado ajuda a manter tudo em equilíbrio, mesmo com todas as refeições e guloseimas indulgentes. Também ajuda o cérebro a perceber, talvez eu não esteja com fome, talvez esteja apenas com sede!”, acrescenta.

4 – Ignorar os químicos

Katie defende que alimentação e exercício físico não são as únicas coisas fundamentais para a saúde. “Uma área que as pessoas frequentemente negligenciam é a segurança dos produtos de cozinha e domésticos”, defende. “Muitos contêm substâncias perfluoroalquiladas, ou ‘produtos químicos eternos’, que podem ser prejudiciais”, prossegue. Salientando que estes são associados a problemas de saúde como cancro, obesidade, asma e problemas no fígado. O que faz com que recomende opções sem produtos químicos. “São melhores para sua saúde e para o planeta — uma vantagem para todos durante esta temporada movimentada”, defende.

Por fim, Katie Austin recorda um dos conselhos que sempre teve da mãe, a influencer fitness Denise Austinm de 67 aos. “Um dos melhores conselhos que minha mãe me passou é a ideia de tudo com moderação. Aproveite as guloseimas do feriado, saboreie os momentos, mas mantenha o equilíbrio — é tudo uma questão de não exagerar”, conclui.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

10-12-2024



RELACIONADOS