Os gatos são animais curiosos. Mostram muitas vezes um temperamento difícil de lidar (ou compreender) e são extremamente independentes. Estas características são ainda mais visíveis quando os comparamos, por exemplo, com os cães. São capazes de nos ignorar um dia inteiro, mas quando querem dormir procuram a nossa companhia, já reparou? A que se deve isso?
Leia ainda: 6 benefícios para o organismo se beber água com pepino
Existem quatro motivos principais que justificam este comportamento dos gatos de procurarem a companhia do dono quando querem dormir. Essas mesmas razões foram explicadas por especialistas num artigo da Reader’s Digest que tentou desmistificar este curioso fenómeno.
4 motivos que explicam o porquê dos gatos gostarem de dormir com os donos
Em primeiro lugar, eles fazem-no por segurança. São animais desconfiados, sempre alertas, e é durante o sono, naturalmente, que se sentem mais vulneráveis. Por isso, procuram uma proteção extra junto com os donos. Uma outra justificação é a procura de calor. Durante o sono, os gatos gostam de absorver o máximo de calor possível e isso inclui a temperatura corporal dos donos.
Agora, os motivos “fofinhos” que o vão fazer perceber que o seu gato gosta realmente de si. Ao procurarem o seu colo para dormir, os gatos podem estar a marcá-lo como território seu. E, por último, eles podem estar a querer criar laços consigo e, com este comportamento, mostram que realmente gostam de si.