A Suíça é o melhor país do mundo, seguido pelo Canadá e pelo Japão. A conclusão é do Relatório Anual dos Melhores Países de 2020, conduzido pelo U.S. News & World Report, pelo BAV Group e pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia. O relatório abrangeu 20 mil pessoas de 73 nações e um conjunto de 65 atributos de países.
Os atributos são termos que podem ser usados para descrever um país e que também são relevantes para o sucesso de uma nação. Os participantes avaliaram o grau de associação entre um atributo e uma nação. Cada país foi pontuado em cada um dos 65 atributos, com base no conjunto das respostas individuais à pesquisa.
Leia ainda: Estas são 5 das melhores rotas de trekking espalhadas pelo mundo
Refira-se que Portugal ocupa a 24ª posição deste ranking, um lugar acima do que sucedeu em 2019. O nosso país conseguiu uma pontuação de 4.6 (em 10) tendo como pontos fortes as categorias Património e Aventura. Saiba quais são os 10 primeiros classificados e qual foi a descrição dos autores dos estudo para cada um deles.
10. Noruega
A Noruega é o país mais ocidental da península escandinava, sendo composta principalmente por terrenos montanhosos. Quase toda a sua população vive no sul, perto da capital, Oslo. A costa da Noruega é composta por milhares de quilómetros de fiordes, baías e praias. Os noruegueses desenvolveram uma apurada cultura marítima e foram muito ativos durante toda a era viking, estabelecendo-se nas vizinhas Islândia e na Gronelândia.
9. Holanda
Situada ao longo da periferia da Europa Ocidental, a Holanda é um país plano com inúmeros moinhos de vento. Isso demonstra bem a importância da água no seu desenvolvimento. Três grandes rios europeus (Reno, Meuse e Schelde) atravessam as vizinhas Alemanha e Bélgica até aos movimentados portos do país.
8. Suécia
A Suécia é ladeada pela Noruega a oeste e pelo Mar Báltico a leste. Expande-se por grande parte da Escandinávia e é um dos maiores países da União Europeia em massa terrestre. A capital Estocolmo foi reivindicada no século XVI e as disputas fronteiriças durante a Idade Média estabeleceram a nação moderna.
7. Estados Unidos da América
Os Estados Unidos da América são a maior potência económica e militar do mundo. E a sua cultura popular também domina o planeta, com destaque para a música, cinema e televisão. Em 2016, o país elegeu o presidente Donald Trump. A sua retórica e postura em questões como a imigração e o comércio exterior provocam muitas dúvidas entre os aliados mais próximos do país.
6. Reino Unido
O Reino Unido é uma nação muito desenvolvida que exerce considerável influência internacional económica, política, científica e cultural. Localizado no canto noroeste da Europa, o país inclui a ilha da Grã-Bretanha, que se divide em Inglaterra, Escócia e País de Gales e a parte norte da ilha da Irlanda. A cena internacional está expectante a propósito do seu papel no cenário global, devido ao Brexit.
Veja também: Os 10 melhores destinos mundiais para visitar em 2020
5. Austrália
País com belas paisagens que inclui algumas ilhas, com destaque para a fantástica Tasmânia. Os povos indígenas ocuparam a terra durante cerca de 40 mil anos antes dos primeiros colonizadores britânicos do século XVIII.
4. Alemanha
A Alemanha é a nação mais populosa da União Europeia. Possui uma das maiores economias do mundo e viu o seu papel na comunidade internacional crescer constantemente desde a reunificação. Fica na Europa Central e faz fronteira com nove nações. Possui paisagem muito variada, desde as planícies do norte que chegam aos mares do Norte e do Báltico até aos Alpes da Baviera, no sul.
3. Japão
O Japão é um dos países mais alfabetizados e tecnicamente avançados do mundo É composto por quatro ilhas principais. Enquanto a maior parte do Japão é coberta por montanhas e áreas densamente arborizadas, grande parte dos seus 126 milhões de habitantes levam um estilo de vida urbano. Hoje em dia, combina de forma perfeita as suas tradições antigas com a modernidade de vida ocidental.
2. Canadá
O Canadá ocupa cerca de dois quintos do continente norte-americano, sendo o segundo maior país do mundo, depois da Rússia. É pouco povoado, com a maioria de seus 35,5 milhões de habitantes a morar a menos de 400 quilómetros da fronteira com os Estados Unidos. Tem a fama de receber bem os imigrantes.
1. Suíça
A Suíça é um pequeno país da Europa Central composto por 16.000 milhas quadradas (cerca de 25 mil quilómetros quadrados) de montanhas, lagos e vales. É um dos países mais ricos do mundo e é conhecido há séculos pela sua neutralidade.