É a mais recente tendência do TikTok e defende que juntar uma colher de chá com canela ao café (e ainda um pouco de cacau para que fique mais saboroso) faz com que queime gordura. Isto se o processo for repetido ao longo de uma semana. Como acontece com muitas tendências que se tornam virais, também esta se está a tornar viral. Mas será é realmente assim?
Leia ainda: Segredo para a cura do cancro pode estar na cerveja
Estivemos dentro do Palácio da Disney, em Sintra
Primeiro dado a ter em conta: nem toda a canela é igual. Como realça o Study Finds, a canela Cassia é a mais comum nos supermercados. Esta tem 95% de cinamaldeído. Segue-se a canela do Ceilão, com um sabor mais doce, e entre a 50-60% de cinamaldeído. Sendo que este componente é responsável pelo sabor e odor da canela. Perante isto, será que o consumo de canela leva mesmo à perda de gordura corporal? A ciência dá a resposta.
Uma análise a 35 estudos sobre o tema concluiu que doses de canela abaixo de 1,5 gramas por dia (meia colher de chá) diminuíram a circunferência em 1,68 centímetros. Mais do que essa quantidade diária não teve qualquer efeito. Um outro estudo percebeu que a canela reduziu o índice de massa corporal e o peso em qualquer coisa como 0,92 quilogramas. Mas não teve qualquer impacto na composição de gordura ou massa magra dos 1.480 participantes. Já uma análise ainda mais global realça que o efeito da canela na perda de peso é muito diminuta.
Verdade ou mito?
Ou seja, a perda de peso analisada nos estudos é muito pequena. Sendo que em muitos casos não existe uma alteração da composição corporal. Sendo ainda importante realçar que nenhum trabalho foi feito com os tipos de canela que as pessoas compram nos supermercados. Por isso, é possível que a canela tenha um impacto muito reduzido no peso. Mas é altamente improvável que vá perder gordura só porque está a acrescentar uma colher de chá com canela ao café. Talvez seja melhor pensar numa mudança para um estilo de vida mais saudável e alargado a diversas áreas.
Fotos: Shutterstock