teste vírus

HMPV, o novo vírus oriundo na China que deixa mundo em alerta

Lifestyle

HMPV, o novo vírus oriundo na China que deixa mundo em alerta

Cinco anos depois da pandemia de covid-19, é o vírus HMPV que está a deixar o mundo em alerta devido ao crescente número de infeções.

Artigo de Bruno Seruca

06-01-2025

Existe na China um número crescente de infeções por um vírus respiratório que está a levar que os hospitais fiquem repletos de pessoas e que leva a que sejam colocadas em prática medidas de emergência. Tudo isto pode soar a déjà vu pois parece que estamos a falar do que aconteceu com o coronavírus que se transformou numa pandemia mundial em 2019. Agora, o vírus em causa é o metapneumovirus humano (HMPV) que é bastante semelhante ao coronavírus. O mundo está em alerta, pois teme-se um surto.

Leia ainda: Ozempic: 5 Benefícios do medicamento da moda vão muito além do emagrecer

Neste momento, muitos perguntam o que é o HMPV. Estamos perante um vírus respiratório que origina sintomas em tudo semelhantes do da gripe sazonal. Visto como uma doença geralmente fraca, pode levar a complicações graves como é o caso da pneumonia. Sobretudo em bebés, idosos e pessoas com sistemas imunológicos mais debilitados. Este não é um vírus novo – foi identificado pela primeira vez em 2001 – mas está a motivar alarme devido ao crescente número de casos. O HMPV espalha-se através de gotículas respiratórias ou superfícies contaminadas.

Quais os sintomas do HMPV?

Os principais sintomas do HMPV são tosse, febre, congestão nasal e cansaço. O período de incubação oscila entre os três e seis dias. Ao contrário do que já acontece com a covid-19, não existe qualquer vacina ou tratamento antiviral específico para o HMPV.

Poderá haver uma pandemia mundial?

Além dos casos relatados no norte da China, existem também infeções em Hong Kong. Países como Taiwan e Camboja estão já a avaliar a situação. Por sua vez, a Índia refere que não existe qualquer necessidade de pânico. Algo que é sustentado com o facto de o HMPV ser visto como um qualquer vírus respiratório. No passado, e tendo em conta que é um vírus antigo, já existiram casos detetados no Reino Unido.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

06-01-2025



RELACIONADOS