O telemóvel transformou-se numa espécie de melhor amigo de quase todas as pessoas. O que faz com que muitos sejam bombardeados com notificações desde que saem da cama até ao momento em que voltam a embrulhar-se nos lençóis para dormir. O que faz com que várias pessoas acabem por ficar distraídos e stressados quando o dia já vai longo. Agora, um novo estudo vem dar a conhecer uma realidade viciante que tem vários riscos associados.
Leia ainda: Estudo revela que segredo para o combate ao cancro pode estar em medicamento barato que todos têm em casa
O trabalho levado a cabo pela Amazon Kindle revela que as pessoas são mais viciadas nos smartphones do que julgam. O estudo revela, por exemplo, que um quarto dos australianos estão sempre a receber notificações no telemóvel até à hora em que vão dormir. Sendo que mais de metade (56%) sentem-se distraídos com as notificações, revelando dificuldade em retomar a concentração. “Sempre que recebemos uma notificação o nosso cérebro percebe-a como algo que requer atenção imediata”, começa por dizer o neurocientista Mark Williams ao news.com.au. “Isso ativa a nossa rede de controlo cognitivo, desviando o foco do que estávamos a fazer”, acrescenta.
O especialista refere ainda que são necessários entre 60 a 90 segundos para recuperar o foco e voltar a estar empenhado no que estava a fazer antes de ser distraído com uma notificação. “Essa troca constante entre tarefas treina os nossos cérebros para ficarem num estado de alerta máximo, diminuindo a nossa capacidade de concentração por longos períodos. Quanto mais frequentemente nos distraímos, mais difícil se torna manter um foco profundo ao longo do tempo, o que impacta negativamente a nossa eficiência e produtividade”, salienta.
Pessoas revelam problemas em adormecer por causa das notificações
É ainda destacado que as frequentes notificações podem conduzir a um aumento de cansaço mental. Algo que pode ser um efeito da constante troca de atividades a que o cérebro está sujeito. O que se poderá traduzir num maior número de erros entre o que está a fazer. Com o arrastar deste cenário, várias pessoas podem sentir-se esgotadas ao final do dia. O estudo revela ainda que mais de três quartos das pessoas (78%) procuram notificações no telemóvel a cada hora. Há quem o faça mais de 50 vezes. Já deitados, os inquiridos assumem demorar mais a adormecer devido às notificações. O que leva o especialista em falar em algo em tudo semelhante a um comportamento viciante.
O que fazer?
Uma das formas de combater este aparente vício para por simplesmente desligar as notificações. O que fará com que as distrações sejam reduzidas de forma drástica. Outra recomendação do especialista passa por desligar completamente os dispositivos uma hora antes de ir para a cama. É também aconselhado que desative as notificações e alertas não essenciais. De modo a que existam menos tentações tecnológicas durante o dia. Se não estiver com o telemóvel sempre no campo de visão estará também a reduzir o número de vezes em que é distraído. Poderá também estabelecer horários para responder às notificações.
Fotos: Shutterstock