Há um tipo de exercício físico que rejuvenesce até 12 anos

Há um tipo de exercício físico que rejuvenesce até 12 anos

Lifestyle

Há um tipo de exercício físico que rejuvenesce até 12 anos

De acordo com vários estudos, exercícios aeróbicos ajudam a rejuvenescer até 12 anos. Para além disso, ajudam a prevenir algumas doenças.

Artigo de Guilherme André

23-12-2019

Há algum tempo que está provado que o exercício físico é benéfico para a saúde das pessoas. Atualmente existem vários estudos que comprovam esta teoria. No entanto, R. J. Shephard, médico e professor na Universidade de Toronto, Canadá, foi ainda mais longe. De acordo com o estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, exercícios aeróbicos regulares aumentam a habilidade do corpo concentrar oxigénio e de utilizá-lo. Ainda assim, faz questão de salientar que a capacidade aeróbica máxima reduz com o passar dos anos.

Exercício aeróbico ajuda a melhorar as aptidões físicas

Segundo o médico, em pessoas com mais idade é benéfico, especialmente com exercício físico intenso por períodos mais longos. Sete estudos sobre este tipo de treino mostraram que a capacidade aeróbica aumentou 25%, o que equivale a 12 anos de rejuvenescimento físico.

Ou seja, a conclusão de Shephard é que as pessoas de maior idade que realizem treino aeróbico conseguem manter a independência por mais tempo. Isto acontece porque atrasam o relógio biológico na perda da forma aeróbica que ocorre com a idade.

Leia ainda: Ciência defende que ser pai engorda

Por fim, há outros pontos de ressalvar. A manutenção da boa forma física ajuda também a reduzir o risco de algumas doenças graves, bem como a recuperar de forma mais rápida de mazelas. Para além disso diminui ainda o risco de queda, graças ao aumento de equilíbrio e coordenação.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Guilherme André

23-12-2019



RELACIONADOS