Fumar acelera o processo de envelhecimento em duas décadas

Fumar acelera o processo de envelhecimento em duas décadas

Lifestyle

Fumar acelera o processo de envelhecimento em duas décadas

De acordo com o estudo levado a cabo, o qual analisou o sangue proveniente de 149 mil adultos, o organismo dos fumadores de meia idade tem em média 20 anos a mais, isto em oposição aos indivíduos que não fumam.

Artigo de Equipa Paraeles

21-01-2019

Fumar faz mal à saúde não é novidade para ninguém há décadas. O que costuma ser notícia é a descoberta de novos problemas para o ser humano e que advêm deste vício. Agora, uma pesquisa inédita revela que fumar acelera o processo de envelhecimento em duas décadas.

Junte-se a nós no Instagram

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ParaEles (@paraelesofficial) a

De acordo com o estudo levado a cabo, o qual analisou o sangue proveniente de 149 mil adultos, o organismo dos fumadores de meia idade tem em média 20 anos a mais, isto em oposição aos indivíduos que não fumam. A autora da investigação foi a professora Polina Mamoshina. “Comparativamente aos não fumadores, os fumadores apresentam um ritmo de envelhecimento mais acelerado até aos 55 anos, independentemente do sexo”, disse ao Mirror Online.

Leia ainda: Estudo indica: 1 em cada 4 faz sexo anal

Estas diferenças tendem depois a desaparecer quando se chega a uma idade mais avançada. “No contexto da idade biológica, tal sugere que o tabaco como um fator externo de envelhecimento poderá estar eventualmente disfarçado pela natureza fisiológica e intrinsecamente prejudicial do processo de envelhecimento. Alternativamente, as pessoas mais afetadas pelo tabaco podem ter sofrido uma morte prematura e daí terem sido excluídas do grupo de fumadores mais velho”, referiu.

 

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

21-01-2019



RELACIONADOS