Saiba com que frequência deve lavar a sua toalha de banho

Saiba com que frequência deve lavar a sua toalha de banho

Lifestyle

Saiba com que frequência deve lavar a sua toalha de banho

Com que frequência lava a sua toalha de banho? Se não o fizer de forma frequente pode vir a sofrer graves consequências no futuro.

Artigo de Hugo Mesquita

20-10-2020

Com que frequência deve ser lavada a toalha de banho? É uma daquelas perguntas que fica muitas vezes por responder. Há quem opte por usar uma toalha lavada toda a vez que toma banho e há também quem a troque uma vez por semana – e às vezes até mais. A verdade é que quem o faz apenas uma vez por semana está a cometer um erro que pode trazer consequência desagradáveis no futuro.

Veja o vídeo:

Toalha de banho acumula bactérias

A toalha de banho vai acumulando bactérias à medida que a vamos utilizando. Mesmo que a usemos apenas quando acabamos de tomar banho. Ainda que esteja limpo quando a utiliza, as bactérias não são totalmente eliminadas e acabam por se acumular na toalha. “Quando diz que lava as bactérias, está parcialmente correto – lava algumas bactérias”, explica Philip Tierno, professor clínico de patologia e microbiologia na Escola de Medicina da NYU, à Reader’s Digest.

Leia ainda: Este tempero que todos têm na cozinha ajuda a combater o cansaço

As bactérias ficam na toalha e começam a multiplicar-se.  “Elas continuam a aumentar conforme usa a toalha novamente, dia após dia”, diz Chuck Gerba, professor de microbiologia da Universidade do Arizona, à mesma publicação. A grande questão permanece: “quando devemos trocar de toalha?” Os especialistas recomendam que lave as toalhas de banho a cada dois ou três dias, no máximo.

Veja o vídeo:

As consequências de não trocar a toalha

Não respeitar esta recomendação dos especialistas pode trazer consequências no futuro. Os piores cenários de não lavar as toalhas de banho frequentemente, explicam, são as infeções e a acne. Ainda assim, é “extremamente incomum” apanhar uma doença a partir da toalha de banho, diz ainda o especialista em doenças infecciosas Aaron Glatt.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

20-10-2020



RELACIONADOS