Após usar a máquina de lavar roupa existem dois comportamentos comuns: deixar a porta aberta ou fechar a mesma. Numa primeira análise, parece ser algo simples, um gesto banal. Mas será que existe algum que é muito mais importante do que o outro? A resposta é sim e tavez seja aquele que não faz.
Leia ainda: Dorme mal? A culpa pode ser destas 6 coisas que muitos fazem antes de dormir
Quanto a máquina de lavar roupa termina um ciclo e retira a roupa do tambor deverá sempre deixar a porta aberta. Fazer o inverso está a contribuir para uma eventual menor durabilidade do eletrodoméstico. Sendo que também é necessário falar do impacto desse gesto na higiene bem como na frescura da roupa. Afinal, por que é recomendado deixar a porta da máquina de lavar roupa aberta?
Conforme explicam os especialistas da Check Appliance, citados pela Away, fechar imediatamente a porta leva a que seja retida humidade no tambor. O que se traduz em condições perfeitas para o desenvolvimentos de bactérias e fungos. Ou seja, e em jeito de comparação, é o mesmo que acontece numa casa de banho fechada depois de um duche com água quente.
4 coisas que acontecem quando fecha a porta da máquina de lavar roupa
1 – Acumulação de bolor no tambor;
2 – Criação de odores desagradáveis que acabam por passar para a roupa;
3 – Degradação (corrosão) mais rápida de peças metálicas da máquina;
4 – Diminuição da longevidade do eletrodoméstico.
A recomendação dos especialistas é que deixe a porta aberta. E não tem de ser escancarada. Pode ser uma ligeira abertura. Assim, o ar irá circular e ajudar à evaporação da humidade. Fazendo com que o interior fique seco e mais higiénico.
Fotos: Shutterstock