Adiantamos já que não é fácil e que exige uma grande força de vontade. Mas se o resultado final for ficar mais saudável e ajudar a prevenir o cancro vale o esforço, certo? Sim, vai ter que acordar cedo, mais que não seja para fazer uma caminhada antes do trabalho.
Veja o vídeo:
Exercício físico de manhã estimula o relógio biológico
Ora, segundo um estudo recente publicado no publicado no International Journal of Cancer as pessoas que praticam exercício físico entre as oito e 10 da manhã apresentam uma menor probabilidade de desenvolverem cancro da próstata e da mama. E isto porque fazer atividade física regularmente de manhã cedo estimula o relógio biológico, o que por sua vez irá ajudar a suprimir a doença letal, afiançam os cientistas.
Leia ainda: 4 alimentos proibidos para quem já passou a fasquia dos 40 anos
“O horário da atividade física tem obviamente efeito no ritmo das hormonas sexuais e da melatonina, assim como no metabolismo digestivo”, começa por explicar o professor e médico Manolis Kogevinas, do Instituto de Saúde Global em Barcelona, Espanha. Este estudo envolveu um total de 2,800 voluntários.
Veja o vídeo:
A culpa é da melatonina
A grande responsável é a melatonina. É conhecida por travar o desenvolvimento e propagação do cancro. E praticar exercício no final do dia desacelera a sua produção pelo corpo. E é precisamente à noite que o corpo humano produz melatonina, que ajuda também a regular o sono. “A hormona [melatonina] é sobretudo produzida durante a noite e é bastante conhecida pelas suas propriedades anti-cancerígenas“, conclui Kogevinas.