Evite problemas cardíacos escovando os dentes mais vezes durante o dia

Evite problemas cardíacos escovando os dentes mais vezes durante o dia

Lifestyle

Evite problemas cardíacos escovando os dentes mais vezes durante o dia

Estudo conclui que escovar os dentes três ou mais vezes por dia diminui o risco de vir a sofrer de um problema de coração.

Artigo de Equipa Paraeles

18-08-2021

Escovar os dentes é daqueles hábitos que se aprende de pequeno. Isto porque tem uma importância que vai muita além da simples – mas igualmente importante – higiene oral. O cuidado que temos com os nossos dentes influencia a nossa saúde em geral. O nosso coração é um bom exemplo. Parece estranho, quase inusitado, mas a quantidade de vezes que lavamos os dentes tem uma influência direta no correto funcionamento do nosso coração.

Ainda que surpreendente, a justificação é simples: a falta de higiene oral pode transportar bactérias para a corrente sanguínea. Deste modo, está aberta a porta para o desenvolvimento de inflamações generalizadas no nosso organismo. Isto aumenta o risco de batimento cardíaco irregular e insuficiência cardíaca. Isto é, de o coração não ter capacidade suficiente para bombear o sangue para o resto do corpo.

Leia ainda: Risque a preguiça da sua lista de defeitos. Afinal, faz bem à saúde

Evite problemas cardíacos escovando os dentes mais vezes durante o dia

Esta associação entre a higiene oral e o coração foi objeto de estudo de um trabalho publicado no European Journal of Preventive Cardiology. Os especialistas analisaram os dados de mais de 160 mil participantes do Sistema Nacional de Seguro de Saúde da Coreia, com idades entre 40 e 79 anos, sem histórico de fibrilação atrial ou insuficiência cardíaca. Os participantes foram alvo de um exame médico de rotina entre 2003 e 2004. Foram recolhidas informações variadas como altura, peso, exames laboratoriais, doenças e, pois está, estilo de vida hábitos de higiene bucal. Dez anos depois, chegaram as conclusões.

Veja também: 8 truques para não engordar um quilo nesta quadra festiva

Durante o período em investigação ocorreram quase cinco mil (3%) casos de fibrilação atrial e quase oito mil (4,9%) episódios de insuficiência cardíaca. Os investigadores concluíram que lavar os dentes três ou mais vezes por dia foi associado a um risco 10% menor de frequência cardíaca irregular e a um risco 12% menor de insuficiência cardíaca. A explicação, como dito anteriormente, prende-se com o facto do ato de escovar os dentes reduzir a proliferação de bactérias entre os dentes e as gengivas. Impede assim que estas cheguem à corrente sanguínea.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

18-08-2021



RELACIONADOS