Evite este erro comum para não ter dores no pescoço

Evite este erro comum para não ter dores no pescoço

Lifestyle

Evite este erro comum para não ter dores no pescoço

O alerta é dado pela Organização Mundial de Saúde que alerta para os perigos da má postura ao usarmos o nosso telemóvel.

Artigo de Equipa Paraeles

30-07-2021

O tema é preocupante. Aquele típica posição de olhar para baixo, curvado, a mexer no telemóvel, já faz parte do quotidiano de grande parte da população mundial. Mas um comportamento que à primeira vista parece tão inofensivo, pode trazer danos sérios à saúde. O alerta é dado pela Organização Mundial da Saúde que afirma que a média mundial de pessoas convivem com a dor gerada pela má postura ao manusear o telemóvel é de 35%. Este tem sido um tema a que se tem dado bastante atenção nos últimos tempos. Provavelmente, se visitou o seu ortopedista nos últimos tempos, provavelmente recebeu um aviso sobre o tema. Na verdade, se esta postura a utilizar o telemóvel não for corrigida pode gerar dor crónica e lesões que, em último caso, podem mesmo necessitar de intervenção cirúrgica.

Evite este erro comum para não ter dores no pescoço

Leia ainda: Este é o truque para conseguir adormecer em um minuto

“Quando ficamos numa posição neutra de zero graus, é exercida uma força de cinco quilos. À medida em que vamos dobrando o pescoço e fazendo uma curva, o ângulo aumenta e a pressão exercida ao chegar em 30 graus será de 18 quilos. Aos 60 graus, chega em 30 quilos”, explica Liége Mentz- Rosano, especialista em ortopedia, citada pelo jornal Folha de Vitória. Esta pressão causa sobrecarga nos discos entre as vértebras. Umas pequenas borrachas que servem de amortecedores para evitar lesões quando são feitos movimento de impacto, além de serem fundamentais para a mobilidade.

Dor de cabeça pode ser culpa do telemóvel

“Essas lesões causadas pelo uso excessivo de telemóvel podem levar à degeneração do disco. Que vai formando uma barriga, que nada mais é do que a hérnia de disco. Essas hérnias podem resultar na compressão dos nervos, ocasionando perda de força, formigueiro nos braços, artrose precoce nas pessoas mais jovens, degeneração não só no disco, mas na parte óssea”, explica a especialista.

Veja também: Beber água da torneira pode estar a afetar a sua saúde

A médica explicou ainda que muitas vezes as lesões da cervical podem levar o indivíduo a sentir dores fortes de cabeça. “Muitas vezes as pessoas têm dor de cabeça e não sabem que é do pescoço”, afirma. Importante aqui é a prevenção. A mais óbvia passa por melhorar a postura. Deve manusear o telemóvel numa posição neutra em que se consiga olhar discretamente para baixo. Deve procurar também fazer exercícios de fortalecimento e alongamento de uma a mais vezes por dia.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

30-07-2021



RELACIONADOS