Há muito que se debate a diferença salarial entre homens e mulheres. Agora, a discussão pode ser alargada a outros fatores. É que um estudo defende que as pessoas bonitas e atraentes ganham muito mais dinheiro do que os trabalhadores feios. E estamos a falar numa diferença bastante significativa, de 18.300 euos. “Pedimos aos entrevistados que classificassem o quão convencionalmente atraentes são e comparamos isso com o quão bem-sucedidos são, para descobrir até que ponto a aparência (ou a confiança corporal) realmente impacta a carreira”, explicam os investigadores do Standout.CV, um centro virtual de elaboração de currículos, no relatório de março.
Leia ainda: Com esta dica simples irá ficar 10 vezes mais atraente imediatamente
Ninguém resiste a este vídeo de Luciana Abreu
“Aqueles que se classificaram como extremamente atraentes ganham em média 18.250 euros a mais do que aqueles que se classificaram como pouco atraentes (58.519 euros em comparação com 40.269 euros)”, pode ler-se no documento. Para chegar a esta conclusão foram entrevistados 1.050 homens e mulheres norte-americanos atualmente empregados, todos com mais de 18 anos. O estudo mostra ainda que os trabalhadores avaliam a própria aparência com uma nota de 7,7 (de 1 a 10).
Entrevistados assumem que beleza tem influência na carreira
Os homens revelam mais confiança, com 37,5% deles a classificarem a aparência como um 9 ou 10. Algo que é feito apenas por 27,4% das mulheres. Aqueles que têm o ego num patamar mais elevado assumem que a beleza acabou por beneficiar a carreira. Aqueles em cargos mais elevados dizem que a aparência ajudou a que chegassem ao topo. “Os CEOs tinham mais do que o dobro de probabilidade de se classificarem como extremamente atraentes do que os trabalhadores que se consideravam médios ou pouco atraentes”, explicam os investigadores.
Por sua vez, aqueles que dizem ser pouco atraentes, avaliando-se entre 1 e 3, defendem que a aparência teve um impacto negativo na carreira. Já 83,4% dos entrevistados são da opinião de que os trabalhadores que investem na aparência no local de trabalho acabam por ter mais sucesso. Isto com comparação com aqueles que não usam a roupa para impressionar.
Fotos: Shutterstock