O verão chegou e com ele multiplicam-se os festivais de música que ocorrem um pouco por todo o País. E de acordo com um novo estudo existe um problema que irá afetar muitos dos festivaleiros. Por isso, se não quer fazer parte desta estatística, fique a par do que deve fazer para evitar o problema que tem tudo para estragar aquele que tinha tudo para ser um grande dia a assistir aos concertos que tanto queria ver.
Leia ainda: Saiba como assistir gratuitamente aos concertos de Dua Lipa e Coldplay
O trabalho contou com 1.000 frequentadores assíduos de festivais de música e dá as conhecer os problemas de saúde mais frequentes enquanto estão em recintos lotados. Fadiga e exaustão são aquilo que mais se destaca ao afetar 24% dos inquiridos. Um quinto (21%) diz já ter sofrido queimaduras solares enquanto 11% acabaram por ficar constipados ou com gripe. Nos casos mais graves destacam-se aqueles que tiveram diarreia (6%) ou que contraíram um vírus (4%). Mas há mais para descobrir. Várias pessoas dão conta de problemas intestinais por não usarem as casas de banho dos festivais. Já 31% assumem que não ligaram muito à saúde durante os eventos. Com 21% a assumirem que chegaram de rastos ao final do festival. O estudo mostra ainda que os festivaleiros precisam, em média, de dois dias para recuperar da ida ao evento.
O que fazer?
Outros dados dão conta de que as pessoas que consomem bebidas alcoólicas tendem a beber seis ou mais bebidas por dia. O que dá, pelo menos, 18 num festival de três dias. Já a média de sono é de apenas 4h49 por cada noite de festival. Este trabalho foi realizado a pedido da Bupa Health Clinics. “Os festivais são muito divertidos e dançar ao som de música com os amigos ao sol é uma ótima maneira de melhorar sua saúde mental”, saienta Elizabeth Rogers, médica da clínica. “Além de garantir que está a divertir-se, é muito importante que as pessoas tomem precauções para cuidar da saúde enquanto estão lá. Ou podem descobrir que não se sentem bem durante ou quando chegarem em casa”, alerta.
“O meu conselho para todos aqueles que vão aos festivais é que estejam sempre preparados e tentem lembrar-se de se manter hidratados, proteger a pele e os ouvidos para evitar danos a longo prazo. E tentar dormir o suficiente”, termina.
Fotos: Shutterstock