Estudo explica porque há pessoas que se recusam a usar máscara

Estudo explica porque há pessoas que se recusam a usar máscara

Lifestyle

Estudo explica porque há pessoas que se recusam a usar máscara

As pessoas com uma memória operacional mais elevada têm maior noção sobre os benefícios em cumprir o distanciamento social e de usar máscara.

Artigo de Equipa Paraeles

16-07-2020

Todos nós conhecemos pessoas que mostram mais relutância a usar máscara, nestes tempos de pandemia. Agora, um novo estudo, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, analisou a obediência às regras de distanciamento social impostas por causa do Covid-19.

Leia ainda: Saiba o risco que corre por adormecer com a televisão ligada

Estudo explica porque há pessoas que se recusam a usar máscara

Segundo os investigadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, as pessoas com uma memória operacional mais elevada têm maior noção sobre os benefícios em cumprir o distanciamento social e de usar máscara. Por isso, mostram mais flexibilidade em seguir as regras.

Não perca: Estes vão ser os 22 empregos mais bem pagos na próxima década

“Surpreendentemente,esta relação é sustentada mesmo após termos controlado estatisticamente fatores psicológicos e sócio-económicos, tais como quadros de depressão e ansiedade, traços de personalidade, educação, inteligência e rendimento”, afirmou Weiwei Zhang, professor associado de psicologia e coautor da pesquisa.

“Quão mais elevada é a memória operacional, maior é a tendência para seguir normas associadas ao distanciamento social ou utilização de máscara”, refere Zhang.  Para o estudo, a equipa de investigação questionou 850 norte-americanos, durante as primeiras semanas em que os EUA declararam estado nacional de emergência devido à Covid-19.

Saiba quais são as máscaras mais seguras contra o covid-19

Existem máscaras de todos os géneros e feitios, descartáveis ou reutilizáveis e dos mais variados tecidos. Com tanta opção no mercado, fica a questão no ar: Quais são as que melhor nos protegem? Esta é uma pergunta importante nos tempos que correm, em que a máscara é uma das principais arma contra a propagação do covid-19. E sim, tem resposta.

Leia ainda: 4 locais a evitar durante a pandemia de coronavírus

Um artigo publicado na revista científica Physics of Fluids, de uma equipa com cientistas da Universidade Atlântica da Florida, nos Estados Unidos, procurou dar resposta e esta pergunta. Em primeiro lugar, explicaram que qualquer tipo de máscara é mais eficaz do que andar desprotegido. Para a conclusão que procuravam, fizeram testes com um manequim.

Veja o vídeo:

Estas são as máscaras mais seguras

Com o manequim fizeram uma simulação de tosse e espirros e usaram um laser para detectar as trajectórias das gotículas. Notaram logo que sem máscara as gotículas são projetadas para mais longe do que os dois metros recomendados. A conclusão talvez mais surpreendente é que com as máscaras caseiras com dobras feitas a partir de um lenço de algodão ou as coberturas em forma de bandana usadas como máscaras praticamente não funcionam.

Veja também: Fique a saber se é mais seguro dar um aperto de mão ou abraço

No primeiro caso, as gotículas iam até cerca de 38 centímetros. E no segundo as gotículas conseguiram viajar pouco mais de um metro. Já as máscaras caseiras com duas camadas de tecido de algodão e as máscaras em forma de cone vendidas em muitas farmácias eram mais eficazes. No primeiro caso, as gotículas viajaram cerca de 6,35 centímetros e, no segundo apenas 20 centímetros.

Veja o vídeo:

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

16-07-2020



RELACIONADOS