Existe uma bebida que é muito popular junto dos mais pequenos. Falamos dos slushies ou granizados. Só que agora um novo estudo realizado pela University College Dublin, na Irlanda, vem defender que estas bebidas, quando contêm glicerol, nunca devem ser ingeridas por crianças com menos de oito anos. Esta conclusão surge após a análise de 21 crianças que foram atendidas em centros de saúde no Reino Unido e na Irlanda entre 2009 e 2024 depois de consumirem a bebida.
Leia ainda: Estudo revela que segredo para o combate ao cancro pode estar em medicamento barato que todos têm em casa
Nem imagina ao que sabe esta cerveja
Das 21 crianças, 93% ficaram doentes num espaço de 60 minutos depois de consumirem a famosa bebida gelada. Sendo que nenhuma destas crianças tinham qualquer condição de saúde prévia. Os investigadores salienta que o glicerol pode dar origem ao “síndrome de intoxicação por glicerol” em crianças pequenas. “Esta doença raramente foi descrita antes na literatura médica e nunca em associação a bebidas geladas”, destaca a professora e pediatra Ellen Crushell, uma das autoras do estudo.
O que provoca o consumo da famosa bebida?
De salientar que já em 2024, a Autoridade de Segurança Alimentar da Irlanda já tinha recomendado que os pais limitassem o consumo de bebidas geladas que contenham glicerol em crianças pequenas. Com a justificação de que existem efeitos colaterais potencialmente negativos. Como é o caso de dores de cabeça, náuseas e vómitos.
O glicerol é um aditivo aprovado pela União Europeia e que é usado para manter o teor de açúcar das bebidas baixo. Nas bebidas geladas faz com que exista a consistência granizada. O glicerol é visto como não sendo prejudicial, mas existem muitas preocupações em relação aos efeitos em crianças pequenas. A recomendação é que crianças com menos da idade mencionada no estudo não consumam estas bebidas. Já crianças mais velhas e adultos não devem consumir mais de uma por dia.
Fotos: Shutterstock