5 dicas para manter o estilo de vida saudável no verão

5 dicas para manter o estilo de vida saudável no verão

Lifestyle

5 dicas para manter o estilo de vida saudável no verão

Está de férias e quer manter o seu estilo de vida saudável no verão? É simples e nós dizemos quais os comportamentos que deve adotar.

Artigo de Equipa Paraeles

07-07-2024

O verão é irremediavelmente sinónimo de férias. Depois de um longo ano de trabalho, a maioria das pessoas escolhe este período do ano para gozar o seu merecido descanso. Para deixar o stress e preocupação excessiva de parte, muitos acabam por se deixar levar por um sentimento de algum desleixe. Afinal de contas, estão de férias. Com este relaxe, podem surgir alguns comportamentos não muito positivos para o seu organismo. E a pergunta que se coloca é simples: é possível manter um estilo de vida saudável no verão? Claro que sim.

Leia também: Estes são os cinco vegetais mais importantes de todos

Ser saudável não tem, necessariamente, que dar trabalho. Não precisa de preparar uma refeição altamente elaborada, quando apenas uma dúzia de peças de fruta podem ser o suficiente para o saciar. Também não precisa de passar duas horas preso no ginásio, quando se pode exercitar fazendo algo que gosta – andar de bicicleta, por exemplo, ou praticar um desporto qualquer. Tendo mais tempo livre, até pode planear melhor as coisas para irem mais de acordo com os seus gostos.

Falando mais concretamente do verão. Estando de férias ou não, existem alguns comportamentos que deve adotar. E resume-se, basicamente, ao maior consumo de água. Com as altas temperaturas, o nosso corpo perde mais líquidos que devem, a bem da nossa saúde, ser repostos. Beber água, naturalmente, é o conselho mais óbvio, mas não é o único.

Veja o vídeo:

Comportamentos que deve seguir para manter o estilo de vida saudável no verão

Aos aconselháveis dois litros de água por dia, durante este período, deve adoptar a rotina de fazer cinco refeições diárias ao invés das habituais três. É preferível  comer de forma ligeira cinco vezes ao dia, do que comer três de forma excessiva. Deve também optar por comer mais frutas e vegetais. Alimentos que são ricos em água e, por isso, importantes na hidratação. Isto, claro, sem falar dos outros benefícios trazidos por este tipo de alimentos. Continuando na alimentação, deve dar prioridade ao peixe, relativamente à carne, por ser um tipo de alimento com mais água e de mais fácil digestão.

Leia ainda: Comer 7 frutas e vegetais por dia é o segredo para reduzir a mortalidade

O exercício físico deve também ser uma prioridade. Não precisa de fazer grandes esforços. Sessões de 30 a 40 minutos devem ser o suficiente. E, como dito anteriormente, estando de férias, pode optar por atividades diferentes, típicas de férias, como nadar, fazer caminhadas ou andar de bicicleta.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

07-07-2024



RELACIONADOS