Estes são os alimentos que nunca deve dar ao seu cão

Estes são os alimentos que nunca deve dar ao seu cão

Lifestyle

Estes são os alimentos que nunca deve dar ao seu cão

Eles não fazem a digestão da mesma forma que nós, pelo que certos alimentos podem ser tóxicos para eles e provocar sérios problemas de saúde.

Artigo de Equipa Paraeles

09-08-2022

Não há talvez pior comportamento a ter com o cão do que partilhar a sua comida com ele. Bem sabemos que pode ser difícil, que eles estão sempre a rondar a mesa à procura de comida, mas se o faz uma vez irá acabar por habituá-lo e aí sim torna-se mesmo difícil. E o problema é que aquilo que comemos pode ser extremamente prejudicial para o seu amigo de quatro patas. Eles não fazem a digestão da mesma forma que nós, pelo que certos alimentos podem ser tóxicos para eles e provocar sérios problemas de saúde. E quais são? Bastantes.

Estes são os alimentos que nunca deve dar ao seu cão

Comecemos pelas bebidas alcoólicas, que podem causar vómitos, diarreia, falta de coordenação, dificuldade em respirar e tremores aos cães. Proibido está também o ácido cítrico, pelo que frutas do tipo e seus derivados (caules, folhas, cascas, sementes) têm que ser riscados da alimentação do seu cão. E isto porque pode provocar irritação e até depressão do sistema nervoso central em cães. Chás, café e chocolate também não podem ser partilhados com eles pois podem provocar vómitos diarreia, sede, hiperatividade, ritmo cardíaco anormal, tremores e até mesmo convulsões.

Leia ainda: Um dos seus principais defeitos pode ser, afinal, benéfico para a saúde

Cebola, cebolinho e alho podem causar irritação no estômago, levar a danos nos glóbulos vermelhos e até anemia. Frutos secos? Também têm que ser cortados, pois podem causar vómitos, diarreia e pancreatite, uma inflamação potencialmente fatal do pâncreas. Uvas em grande quantidade pode deixar o seu amigo de quatro patas com dores no estômago ou com problemas mais graves, tais como letargia e lesão renal aguda. Para finalizar, qualquer alimento que apresente sinais de bolor. É especialmente perigoso, para cães quando se encontra em nozes, laticínios e alguns grãos, porque pode conter micotoxinas termogénicas, que causam dores de estômago, tremores e convulsões graves em animais de estimação. Resumindo, e havendo tantos alimentos, o melhor a fazer é deixar mesmo de partilhar comida com o seu cão.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

09-08-2022



RELACIONADOS