Fique a par dos efeitos negativos para a sua saúde se abusar da tecnologia

Fique a par dos efeitos negativos para a sua saúde se abusar da tecnologia

Lifestyle

Fique a par dos efeitos negativos para a sua saúde se abusar da tecnologia

O avanço da tecnologia é sempre visto como uma boa coisa, mas não é bem assim. Existem vários problemas de saúde que estão intimamente ligados com os aparelhos eletrónicos.

Artigo de Equipa Paraeles

05-11-2021

São tantos os benefícios que a evolução da tecnologia tem trazido ao mundo que daria seguramente para escrever um livro sobre o assunto, sobretudo nos últimos anos. Porém, como em tudo, existem também as coisas menos positivas. A tecnologia avança, as vantagens também e o mesmo se sucede com alguns perigos inerentes a este avanço. É sobretudo ao nível da saúde que mais se notam os efeitos negativos desta evolução da tecnologia. A BBC News divulgou uma lista com doenças associadas à tecnologia.

Estes problemas de saúde são potenciados pela utilização de tecnologia

Leia ainda: Estes alimentos são ricos em vitamina D e não deve ignorá-los

No topo desta lista estão as doenças psicológicas, causadas pelo uso descontrolado dos equipamentos tecnológicos, sobretudo aqueles com acesso à Internet. Um dos principais problemas é o FOMO (Fear of Missing Out, ou “medo de estar a perder algo”). Resumidamente, é um síndrome que causa a sensação de não fazer ou saber de algo enquanto todos os outros fazem ou sabem. Este problema gera ansiedade, mau humor, angústia e até depressão. Pode afetar tanto crianças como adultos.

 A solidão é um dos principais problemas associados à evolução da tecnologia

Os olhos são uma parte do corpo que sofre bastante com as novas tecnologias. Por norma, o ser humano pisca os olhos com intervalos de cinco a dez segundos, mas quando passa muito tempo em frente a ecrãs, o piscar diminui até dez vezes. Existem ainda outros estudos que afirmam que o uso exagerado de dispositivos eletrónicos aumenta o risco de miopia e outros problemas de olhos. Também os ouvidos são afetados, nomeadamente pelo uso de auriculares. A utilização em excesso destes dispositivos de reprodução de som pode trazer sérios danos aos ouvidos. Isto pode levar a dores de cabeça constantes e perda de audição progressiva e irreversível.

Veja também: Três dicas importantes para manter a tensão arterial baixa

Surpreendentemente, também a pele é fortemente afetada pelos equipamentos eletrónicos. A luz emitida por estes pode provocar ou piorar manchas escuras na pele. Estas luzes artificiais também provocam uma aceleração do processo natural de envelhecimento. Por fim, estão as doenças ortopédicas. Problemas como postura incorreta e movimentos repetitivos, provocados pelo uso de dispositivos eletrónicos, podem causar séries lesões nas articulações e/ou coluna. Importa também referir que a solidão e o isolamento social são outros problemas que se tornam mais visíveis com a evolução da tecnologia.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

05-11-2021



RELACIONADOS