A época do Natal é altura de excessos no que diz respeito à alimentação. É nesta altura do ano que há quase uma competição para quem tem a mesa de Natal mais bem composta. Estão quase sempre recheadas com várias tentações, desde doces a salgados. Alguém tem que os comer no fim, certo? Depois de um ano a tentar ser rigoroso na nossa alimentação, o Natal é a altura em que deixamos isso um pouco mais de lado para cometer algumas “loucuras”. As hipóteses são muitas: filhós, troncos de Natal, pudins, tartes… enfim, um sem número de coisas difíceis de resistir.
Este é o segredo para não engordar com os doces no Natal
No fundo, esta é uma época em que é praticamente proibido olhar para a balança. Os cientistas, por outro lado, têm uma visão totalmente diferente. Segundo um grupo de investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, pesar-nos com regularidade e ter noção dos exercícios que temos que fazer para perder as calorias dos doces de Natal ajuda a perder peso.
Leia ainda: 7 dicas para manter a casa e a família seguras durante o Natal
Os investigadores chegaram à conclusão que aqueles que seguem este plano não ganham mais de meio quilo durante esta época. Este é um número impressionante se tivermos em conta que, segundo dados do mesmo estudo, em média as pessoas ganham entre 400 gramas a um quilo todos os anos. “Apenas no dia de Natal, um indivíduo pode consumir 6000 calorias, três vezes a dose diária recomendada”, dizem os investigadores. A propósito dos exercícios necessários para “abater” os quilos dos doces, o estudo dá um exemplo: “as calorias de um empadão exigem 21 minutos de corrida, já um pequeno copo de vinho requer 33 minutos de caminhada”.