Este é o segredo mais bem guardado do sul de Itália

Este é o segredo mais bem guardado do sul de Itália

Lifestyle

Este é o segredo mais bem guardado do sul de Itália

A Apúlia é sem dúvida uma das mais belas regiões de Itália. Situada no sul do país, destaca-se pelas pequenas cidades piscatórias encantadoras. Banhada pelos mares Adriático e Jónico, tem praias fantásticas, grandes parques naturais e paisagens de campos infinitos de oliveiras.

Artigo de André Cruz Martins

29-01-2020

A Apúlia é sem dúvida uma das mais belas regiões de Itália. Situada no sul do país, destaca-se pelas pequenas cidades piscatórias encantadoras. Banhada pelos mares Adriático e Jónico, tem praias fantásticas, grandes parques naturais e paisagens de campos infinitos de oliveiras.  Escolhemos três motivos que tornam imperdível uma visita a esta região. Aconselhamos a que tire pelo menos uma semana para o seu roteiro.

A capital Bari

Bari é a capital da Apúlia e as suas principais atrações turísticas ficam no centro histórico. O Palazzo Mincuzzi é um dos ex-líbris. Foi construído entre 1926 e 1928 e durante muitos anos aqui funcionou a loja onde a famosa família Mincuzzi vendia os seus tecidos de alta qualidade. Hoje em dia, é um centro comercial mas o requinte está presente em todos os pormenores. Destaca-se a grande entrada e as enormes escadarias que levam aos andares superiores.

Leia ainda: Um roteiro pelas Cinque Terre, as vilas centenárias da Riviera italiana

No centro histórico existem praças muito bonitas, sendo as mais famosas a Piazza Ferrarese e a Piazza del Mercantilli. É ainda “obrigatório” visitar duas igrejas. A Catedral de São Sabino, construída em 1034, destaca-se pela grandiosidade. É aqui que se encontram as relíquias de São Sabino e pode também observar uma múmia em excelente estado de conservação. Outra igreja a não perder é a Basílica de São Nicolau. No seu interior encontram-se os restos mortais de São Nicolau.

As magníficas praias

A Apúlia é uma região servida por fantásticas praias. Um bom exemplo é a Baia delle Zagare, em Gargano. O seu mar é azul-turquesa e ocupa uma faixa de 1 quilómetro de areia. A praia de Lama Monachile, em Polignano a Mare é outro local de grande beleza. Para chegar ao areal é preciso descer uma escada na zona lateral da famosa Ponte de Polignano. Tem uma posição estratégica no meio de duas grandes rochas, ficando abrigada do vento.

Veja também: Matera, a cidade italiana que é famosa por causa de cavernas

Uma praia fora do comum é a Grotta della Poesia, em Roca Vecchia. É na verdade uma piscina natural de água límpida, cercada por penhascos. Se for corajoso, pode mergulhar de uma altura de cinco metros para chegar às grutas. Ou simplesmente descer pela escada lateral esculpida nas rochas.

Os parques e reservas naturais

Os belos parques e reservas naturais são outra razão para visitar a Apúlia. Destacamos a Reserva Marinha da Torre Guaceto, em Carovigno. Se gostar de observar aves, vai deparar-se com centenas de espécies ao longo de 8 quilómetros de costa com dunas e enseadas. Deve o seu nome à Torre do século XVI, que significa água doce. Outra magnífica reserva natural é o Parco Regionale de Porto Selvaggio, em Nardò. Tem uma enorme zona de floresta com muitos pinheiros. E conserva a Torre dell’Alto, de onde é possível vislumbrar a bela Baia di Porto Selvaggio, uma zona de praia.

Percorra a galeria e veja mais fotos da região de Apúlia.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

29-01-2020



RELACIONADOS