Espremer borbulhas no nariz é um hábito muito comum. Mas a verdade é que nunca o deveria fazer. E quem o garante é o dermatologista Mark Storm. O profissional de saúde garante que existe uma zona no rosto, à qual chama de triângulo da morte, em que as borbulhas nunca devem ser espremidas. Pois, num caso mais grave pode mesmo levar à morte.
Leia ainda: Brócolos: 12 motivos para começar já hoje a comer este alimento milagroso
Conseguimos entrar no famoso Palácio da Disney, em Sintra
“Espremer borbulhas no centro do rosto pode ser particularmente perigoso. A área do rosto, da ponta do nariz até os cantos da boca, tem veias que se ligam diretamente ao cérebro através de um vaso sanguíneo chamado seio cavernoso”, começa por dizer. Alertando que traumatizar a pele nesta zona específica pode dar origem a “um foco de infeção na corrente sanguínea”. E esta pode ser transportada para o cérebro. O que poderá dar origem a uma infeção e, em casos mais graves e raros, resultar em morte.
O que pode acontecer quando espreme borbulhas no nariz
O dermatologista explica que espremer uma borbulha pode dar origem a uma ferida aberta. Que facilmente pode acabar infetada pela sujidade presente nas mãos. Ou mesmo pelas bactérias transportadas pelo ar. Se isto acontecer, as veias podem formar coágulos de modo a conter a infeção. O que, por sua vez, pode originar pressão no cérebro. Algo que poderá dar origem à paralisia parcial ou completa. Em casos mais graves pode levar mesmo à morte. Quando estas infeções não são tratadas podem levar à perda total de visão, abcessos cerebrais e meningite.
Fotos: Shutterstock