Ir a casas de banho públicas pode ver um verdadeiro desafio para muitas pessoas. Desde o receio de que a higiene não seja a melhor até ao medo de apanhar uma qualquer infeção naquele espaço, existem diversos motivos que fazem com que muitas pessoas pareçam verdadeiros ginastas do Cirque du Soleil no momento de usar essas instalações públicas. Aquilo que muitos desconhecem é que o que pensam ser uma solução para evitar apanhar uma infeção é na realidade algo que pode servir para ter problemas de saúde.
Leia ainda: XEC, a nova variante de covid-19 que está a deixar a Europa em alerta
Entrámos no Palácio da Disney, em Sintra
O alerta é dado pela urologista Samantha Pulliam em conversa com a revista Parade. Que avisa que ficar agachado sem tocar com o rabo no assento pode ser um problema. “Pode dificultar a micção uma vez que não consegue relaxar completamente todos os músculos da zona pélvica nesta posição”, começa por dizer. “Estes músculos contraem-se e relaxam para facilitar a passagem da urina ou das fezes. Dão suporte a uma série de outras funções corporais. Quando fica agachado impede que alguns destes músculos relaxem e pode impedir que esvazie completamente a bexiga”, prossegue.
O que fazer?
Por sua vez, a urologista Kathleen Kobashi salienta que este comportamento pode levar ao aparecimento de infeções urinárias. “Esta ação envolve alguns dos músculos da zona pélvica que pode levar a uma infeção já que não esvazia a bexiga totalmente”, diz. “Não significa que tenha uma infeção amanhã, apenas que o risco será maior. Ficar agachado com frequência pode elevar o risco”, acrescenta. A urologista avança ainda com as soluções para evitar problemas. “Use os músculos quadríceps [coxas] em vez das nádegas. Ajudam a ficar agachado, enquanto urina e relaxa a zona pélvica”, continua Kathleen Kobashi. A outra passa por recorrer a proteções para a sanita, de modo a que se sente de forma descontraída.
Fotos: Shutterstock