Existe um comportamento aparentemente normal que é um comportamento de risco para a saúde. Sendo que certamente muitas pessoas cometem este erro mais do que uma vez ao dia. E tudo acontece no momento em que vai à casa de banho. Mais precisamente na altura em que carrega o botão para fazer a descarga do autoclismo.
Leia ainda: É isto que tem de fazer para aumentar a longevidade da sua escova de dentes
Jogador apanhado a urinar no relvado
Convém salientar que a casa de banho é um espaço muito dado a bactérias. E o comportamento de que iremos falar tem tudo para libertar gotículas que podem transportar para o ar coisas bastante indesejáveis. O alerta é feito por Steven Parker, especialista da Badeloft Bathrooms. Que, em conversa com o Daily Star, deixa o aviso sobre aquilo que acontece quando puxa o autoclismo com a tampa da sanita para cima. Ao fazê-lo está a colocar no ar milhares de microgotículas. Que podem conter água da sanita e também matéria fecal e bactérias que podem viajar até uma distância de 1,5 metros.
O especialista cita um estudo que salienta que tudo isto é ainda pior em locais como hospitais. “Fazer a descarga com a tampa aberta permite que partículas nocivas fiquem no ar e se acomodem em superfícies por toda a casa de banho. Isto é particularmente preocupante em hospitais, onde a disseminação de infeções pode ter consequências graves”, diz. É por isto que recomenda que as pessoas alterem este hábito, passando a puxar o autoclismo com a tampa para baixo, algo que minimiza os riscos. “Este é um pequeno, mas vital passo para melhorar a saúde e a segurança públicas. Reduzir a disseminação de partículas infecciosas em casas de banho é um aspeto essencial do controlo de infeções, especialmente em ambientes hospitalares”, acrescenta.
Outros erros na casa de banho
Mas existem mais erros que deve ter em mente. Algo que é realçado por Lisa Jones, igualmente uma especialista da Badeloft Batherooms. Um deles é usar repetidamente a mesma toalha após o banho. Isto porque toalhas húmidas têm tudo para se transformar num “campo de reprodução perfeito para bactérias e mofo”. Algo que faz com que aumente o risco de infeções da pele e odores indesejáveis. “Uma toalha pode abrigar mais bactérias do que o assento da sanita. Certifique-se de trocar a toalha a cada dois ou três dias e seque-a completamente após cada uso”, recomenda. A especialista diz ainda que não é recomendado guardar maquilhagem (ou acessórios) na casa de banho. Pois a humidade pode fazer com que se estraguem depressa e que absorvam bactérias presentes no ar. Os usar os acessórios ou maquilhagem contaminados poderá ficar com infeções na pele ou acne.
Fotos: Shutterstock