Se está apenas habituado às notas de cinco euros, fique a saber que poderá deparar-se com novas moedas de cinco euros em circulação. Às que se juntam outras, de 7,5 euExistem novas moedas em circulação e exigem-se alguns cuidados para que não seja engado.
ros. Ambas fazem parte de um conjunto de moedas de coleção, como é o caso da alusiva aos Xutos e Pontapés, lançadas pelo Banco de Portugal. Ainda assim, caso não queira ser enganado, existem alguns cuidados que se exigem.
Leia ainda: Procura coragem para se despedir do emprego que odeia? Esta é a solução
A professora que ensina docentes a ganhar muito dinheiro com nudes
É a Deco PROTeste quem dá a conhecer aquilo a que deverá prestar atenção. Como ponto de partida, é importante ter em mente que as novas moedas têm o mesmo valor do que as notas (no caso das de cinco euros) e que podem ser utilizadas como forma de pagamento. Ainda assim, sendo de coleção, podem não estar disponíveis para todas as transações diárias. De modo a não ser enganado, o Banco de Portugal recomenda que ateste a autenticidade da moedas de coleção quando as receba.
Moedas podem ser recusadas?
Então, e o pagamento em comércio? Os comerciantes não pode recusar as modelas. Ainda assim, os consumidores individuais não são obrigados a receber as mesmas. Já nas máquinas de pagamento automático existe a real possibilidade de que não sejam aceites. Esqueça ainda o uso das moedas fora de Portugal pois não existe a obrigação de que as mesmas sejam aceites.
Podem ser vendidas por valor mais elevado?
Outra coisa importante a ter em mente. O valor facial das moedas de coleção é de cinco e 7,5 euros, o que não impede que sejam vendidas por um valor superior. Visto que são feitas com materiais nobres. De salientar que a circulação destas moedas não anula as notas existentes no mercado. Ou seja, e em jeito de conclusão, deverá estar atento a tudo isto para que não seja enganado. Em caso de dúvida deverá consultar o Banco de Portugal.
Fotos: Shutterstock