É impossível não gostar de Cefalù, uma pitoresca cidade medieval da Sicília

É impossível não gostar de Cefalù, uma pitoresca cidade medieval da Sicília

Lifestyle

É impossível não gostar de Cefalù, uma pitoresca cidade medieval da Sicília

Cefalù não é dos destinos mais conhecidos na Sicília, o que até contribui para o seu encanto. Isto porque, apesar de concorrida no verão, esta pequena cidade não costuma receber multidões.

Artigo de André Cruz Martins

18-01-2020

Cefalù não é dos destinos mais conhecidos na Sicília, o que até contribui para o seu encanto. Isto porque, apesar de concorrida no verão, esta pequena cidade não costuma receber multidões. O que tem Cefalù de tão especial? Essencialmente o seu traçado medieval, visível na arquitetura e nas ruas. Ao caminharmos pela cidade, parece que estamos a viajar no tempo, sendo impossível ficar indiferente às suas atrações históricas pitorescas. Saiba o melhor para ver, explorar e descobrir neste lugar mágico, situado a 65 quilómetros de Palermo.

Pelas ruas do centro histórico

A Catedral de Cefalù é um dos lugares incontornáveis do centro histórico. Começou a ser construída em 1131 mas nunca foi terminada. Destaca-se pelos bonitos mosaicos em estilo bizantino e pelas pinturas, tumbas e sarcófagos. É Património Mundial da UNESCO.

Leia ainda: Um roteiro pelas Cinque Terre, as vilas centenárias da Riviera italiana

Não deixe de visitar o Museu Mandralisca, cujo espólio tem obras de arte desde o século VI a.C. até o século XVII. É um sonho para quem aprecia arqueologia, possuindo muitos objetos que foram descobertos em escavações realizadas na Sicília. Passe ainda pela Biblioteca Malacologia, que tem um impressionante número de livros antigos. Este local também serve como galeria de arte, acolhendo arte Bizantina e pinturas dos século XVII e XIII, entre outras relíquias. A estrela da companhia é o “Retrato do Desconhecido”, obra de Antonello.

A praia e a Rocca

Cefalù é um excelente destino de praia. Apesar de não ter grande dimensões, raramente fica apinhada e só nos meses de julho e de agosto é que o movimento é digno de monta. A areia é fina, há toldos e camas e a temperatura da água, não fazendo lembrar as Caraíbas, chega facilmente aos 25 graus no verão. Perto da praia fica a Rocca, uma pequena montanha com 270 metros de altura. Um dos melhores programas na cidade é escalar até ao topo, de onde se tem uma vista deslumbrante.

A gastronomia e a noite

A Piazza del Duomo e o Corso Ruggero são os lugares mais centrais da cidade, tendo vários cafés e restaurantes com esplanada. Um dos pratos típicos que pode experimentar é a Caponata, feita com pinhões, beringelas, azeitonas e molho de tomate agridoce. Outra delícia é a Pasta alla Norma, com massa, tomate e beringelas fritas. Pode ainda provar a Pasta com Acciughe, que tem macarrão, anchovas e farinha de rosca. A Piazza Duomo também é o melhor local para aproveitar a noite de Cefalù. Os turistas e locais concentram-se nos bares e na escadaria da catedral, bebendo ao ar livre.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Cefalù.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

18-01-2020



RELACIONADOS