Normalmente associamos uma casa de árvore a brincadeiras na infância ou na adolescência. No entanto, o Pedras Salgadas Spa & Nature Park, no interior norte de Portugal, mostra-nos um conceito diferente, sugerindo alojamento em casas de árvore com todas as comodidades e conforto. Este conjunto turístico de 4 estrelas encontra-se a 580 metros de altitude, em pleno Parque de Pedras Salgadas, pertencente ao concelho de Vila Pouca de Aguiar, entre Vila Real e Chaves. Durma numa casa de árvore na próxima escapadinha ao interior de Portugal.
Leia ainda: Os 12 segredos paradisíacos mais bem guardados da Croácia
Da autoria do arquiteto Luís Rebelo de Andrade, este projeto teve o objetivo de criar um objeto que se afastasse da ortogonalidade e de conceitos pré-estabelecidos associados à construção. Estas casas, desenvolvidas em parceria com a empresa Modular System, utilizam uma tecnologia já testada em protótipos que permite uma construção leve e autoportante. Os revestimentos em ardósia e em madeira, matéria-prima autóctone, ajudam a fomentar a integração na paisagem e conferem invisibilidade a estas casas arquitetónicas, mantendo assim o protagonismo que pertence a este parque centenário.
Sustentabilidade e ecologia sempre presentes
No interior, as casas da árvore têm duas janelas, uma que permitem observar a vida que corre no parque e outra para olhar as estrelas, uma casa de banho dividida em duas partes, uma kitchenette, uma cama de casal e um sofá. Sustentabilidade e ecologia estiveram sempre presentes no desenvolvimento deste projeto. Nomeadamente a não impermeabilização do solo, os revestimentos e isolamentos reforçados, o reaproveitamento de águas negras e os sistemas de iluminação de baixíssimo consumo recorrendo a tecnologia LED.
As outras casas, o spa, o restaurante e as piscinas
O Pedras Salgadas Spa & Nature Park tem outro tipo de alojamento para além das casas de árvore. Estamos a falar das eco houses, também da autoria de Luís Rebelo Andrade. São modernas, tanto na sua volumetria como na decoração de interiores e incluem tecnologia topo de gama e uma kitchenette totalmente equipada. E no exterior, um generoso deck. Se quiser relaxar, utilize o spa termal, renovado pelo arquiteto Siza Vieira. Disponibiliza uma vasta seleção de massagens, tratamentos termais e de estética, partilhando as suas áreas com uma magnífica piscina interior com circuitos de águas, sauna e banho turco.
Veja também: Existe um paraíso e chama-se Seychelles
No restaurante “Casa de Chá” pode saborear as iguarias da gastronomia de Trás-os-Montes, que possui esplanada com vista privilegiada para os encantos do parque. Na passagem pelo Parque de Pedras Salgadas é inevitável a visita às fontes termais. Pela alameda principal do parque é possível aceder a outros equipamentos: a piscina exterior e o seu bar com refeições ligeiras, o Restaurante “Casa de Chá”, o parque infantil, o percurso de Arborismo, o court de ténis e as bicicletas. No local existe ainda uma capela, construída no início do século XX e que foi recentemente restaurada, podendo ser visitada mediante disponibilidade.
A partir de 170 euros por noite
Os preços são a partir dos 170 euros por noite por alojamento, mas também pode aproveitar as promoções do site oficial do Pedras Salgadas Spa & Nature Park. Por exemplo o programa “Romance na Natureza”, de duas noites de alojamento para duas pessoas em Eco House (512 euros) ou Tree House (592 euros). Está incluído pequeno-almoço; oferta de boas-vindas (espumante com chocolates); um jantar romântico com bebidas incluídas no restaurante da unidade; uma massagem relax para o casal, com a duração de 55 minutos, late check-out (mediante disponibilidade) e total acesso à área de bem-estar do spa termal.