Dormir mal é um problema que afeta bastantes pessoas. Sendo algo que acaba por se refletir no trabalho e nas rotinas diárias devido ao descanso de má qualidade. Aquilo que muitos podem desconhecer é que têm culpa nas más horas de sono. Algo que pode estar associado, por exemplo, a seis coisas que nunca deverá fazer antes de ir para a cama.
Leia ainda: Mercúrio retrógrado: O que é e o que lhe pode acontecer nos próximos dias
Kate Moss a dormir em topless
O site Well+Good esteve à conversa com três especialistas de sono. Que acabaram por dar a conhecer os comportamentos que devem ser evitados antes de ir dormir. Numa primeira análise poderá pensar ser algo sem qualquer problema, mas estamos a falar de detalhes que têm influência num sono de pior qualidade.
6 coisas que não deve fazer antes de ir dormir
1 – Ter uma conversa stressante
“Trazer um assunto intenso à tona uma ou duas horas antes de dormir significa que provavelmente ainda estará na sua mente durante algum tempo”, refere à publicação Daniel Gartenberg, cientista do sono.
2 – Estar em ambientes com luz brilhante
“Perto de três horas antes de dormir, comece a diminuir as luzes de casa para ajudar a aumentar a secreção de melatonina”, recomenda a neurologista Meredith Broderick ao mesmo site.
3 – Adote uma rotina de relaxamento
“O stress é a causa mais comum de insónia”, diz a média Rebecca Robbins. “Na minha rotina da hora de dormir, sento-me numa posição confortável de pernas cruzadas no chão, fecho os olhos e faço algumas séries da técnica de respiração 4-7-8 ou respiração alternada pelas narinas. Isso ajuda a diminuir a frequência cardíaca, minimizar o stress e a preparar-me para dormir”, acrescenta.
4 – Comer antes de ir para a cama
“Pode levar ao refluxo e a problemas de digestão”, dizem os especialistas.
5 – Consumir alimentos que interferem com o cérebro noturno
Esqueça o álcool e a cafeína. “O álcool causa distúrbios do sono e encurta os ciclos de sono restaurador, enquanto a cafeína tem um efeito estimulante que torna mais difícil adormecer”, pode ler-se no site. “Mesmo que não sinta que a cafeína ou o álcool afetam o sono, há uma grande probabilidade de que isso reduza a qualidade de sono sem a sua consciência”, defende Daniel Gartenberg.
6 – Ver televisão ou olhar para os telemóvel
“A luz dos ecrãs é como se fosse uma forma visual de cafeína”, alertam.
Fotos: Shutterstock