Na hora de ir para a cama costuma ter dificuldades em deixar-se dormir? Acaba por dormir menos horas do que queria? Os dois pontos podem levar a ter dias complicados, onde se destaca o mau-humor. Isto pode prejudicar tanto a produtividade no trabalho como em interações sociais. Conheça os hábitos que podem estar a perturbar o seu descanso e que têm influenciado a sua energia e bom humor.
Saiba o que deve mudar:
1 – Café? Só até às 15 horas
De acordo com especialistas na área da saúde, a cafeína pode ter um efeito de até 12 horas no nosso organismo. Como tal, é aconselhável que se beba café até por volta das 15 horas. Deste modo, é esperado que não tenha qualquer efeito quando chegar a hora de ir dormir.
2 – Alimentação ao jantar é crucial
Tente comer, no mínimo, duas horas antes da hora prevista de ir para a cama. Para além disso, o tipo de alimentos é também muito importante para um bom descanso noturno. Evite alimentos pesados ricos em gorduras ou picantes.
3- Deite-se onde se sentir confortável
Uma cama desadequada é o pior que pode fazer. Para uma noite descansada tem de estar confortável. Invista num bom colchão e almofada. A roupa de cama também influencia uma boa noite de sono.
4 – Largue o telemóvel antes de se deitar
A intensidade da luz é problemática na hora de ir dormir. Deixe os aparelhos eletrónicos – tablets, telemóveis ou computadores – fora do quarto, ou pelo menos longe da cama.
Leia ainda: 9 erros na limpeza da casa que são prejudiciais para a saúde
A luminosidade dos ecrãs é um dos problemas para uma boa noite de sono. Caso não consiga evitar, pelo menos reduza a luminosidade do aparelho. Já a televisão, se possível, meta temporizador para se desligar passado uma certa hora.
5 – Álcool pode deixá-lo inquieto
Apesar de muitos acharem que o álcool nos deixa sonolentos, quando o corpo começa a realizar o processo de metabolismo, o efeito é completamente o inverso. Evite beber antes de dormir.
6 – Calor e dormir. Duas palavras que não combinam
Um dos grandes rivais de uma noite de sono descansada é o calor. Há muitas pessoas que sentem desconforto e dificuldade em dormir quando o quarto se encontra demasiado quente. De acordo com alguns estudos, a temperatura ideal da divisão deve rondar os 19 graus.
7 – Relaxe antes de ir dormir
Atividades que sejam estimulantes para o corpo podem despertar, ou seja, deixamos de ter sono. Deixe o corpo desacelerar o stress do quotidiano.
8 – Pense menos, descanse mais
Quando chega a hora de deitar, tente abstrair-se das preocupações ou pensamentos. Quanto mais pensar que tem de ir dormir, pior será para realmente fazê-lo.
9 – Oito horas é o mínimo
É certo que algumas profissões impossibilitam grandes noites de sono. No entanto, sempre que possível tente dormir 8 ou mais horas, o período aconselhado para um adulto. O incumprimento destas horas diminui os reflexos e pode criar problemas de saúde a longo prazo.
10 – Respeite o ritmo circadiano
O ritmo circadiano é o processo que regula a hora de dormir. Caso o siga à regra, vai ter uma boa noite de sono e acordar cheio de energia.