Se é daquelas pessoas que desvalorizam a qualidade do sono, fique desde já a saber que está a cometer um erro. Até porque estamos a falar de algo extremamente importante para o bem-estar físico e mental. Uma boa noite de sono ajuda, por exemplo, a ter uma melhor concentração. Bem como memória. Sem esquecer que regula as hormonas e tem influência na reparação dos tecidos. O que significa que más noites de sono contribuem para uma diminuição do sistema imunológico, entre outros problemas.
Leia ainda: 3 alimentos que guarda (mas não devia) no frigorífico
Jornalista apanhada a descruzar pernas ao estilo de Sharon Stone
A privação de sono pode dar origem a diversos problemas de saúde. O que faz com que seja importante que tenha hábitos saudáveis que ajudem a elevar a qualidade do sono. Em conversa com o Metrópoles, a neurologista Fernanda Ferraz salienta que as principais causas de insónia são a má higiene do sono. E ainda condições como apneia de sono, ronco e síndrome das pernas inquietas. Isto sem esquecer a ansiedade, depressão e stress emocional. Perante isto, a profissional revela 6 hábitos que vão ajudar a que tenha uma melhor noite de sono.
1 – Evitar estímulos antes de ir dormir
Esqueça o navegar pelas redes sociais no smartphone, os videojogos e o consumo de bebidas alcoólicas. Pois são estímulos que vão afetar o sono.
2 – Prepare o ambiente para a noite
Na hora de ir dormir deverá deparar-se com um ambiente escuro, silencioso e com a temperatura adequada.
3 – Hábitos de sono
Tente manter os horários a que acorda bem como aquele a que se deita.
4 – Cuidado com o que come
Não se deixe levar por comidas pesadas ao jantar.
5 – Treine a mente
Deverá treinar a mente para que deixe de pensar em problemas durante a madrugada pois é algo que irá fazer com que tenha maiores problemas em dormir.
6 – Não olhe para o despertador
Se acorda durante a noite não olhe para o despertador. Pois a hora poderá deixar o cérebro em estado de alerta.
A isto juntam-se alguns hábitos que poderá manter durante o dia. Por exemplo, não deverá consumir cafeína depois das 14 horas e não é recomendado que durma sestas com uma duração superior aos 30 minutos. É ainda recomendado que pratique desporto, pois é algo que tem um impacto positivo no sono. Ainda assim, a especialista recomenda que evite treinos intensos 3 a 4 horas antes de ir para a cama.
Fotos: Shutterstock