7 dicas de poupança que vão mudar a sua vida

7 dicas de poupança que vão mudar a sua vida

Lifestyle

7 dicas de poupança que vão mudar a sua vida

Poupar dinheiro é quase uma arte ao alcance de poucos. O paraeles dá-te a conhecer sete formas simples de poupar dinheiro que vão mudar a tua vida. E acredita que é mais fácil do que julgas.

Artigo de Bruno Seruca

11-03-2018

Conseguir poupar dinheiro é mais fácil do que se julga. É uma questão de disciplina. E uma tarefa que exige continuidade. Em tempos Cristiano Ronaldo comparou a ausência de golos a um frasco de ketchup. O jogador português explicou que assim que começasse a marcar, nunca mais parava. E com as poupanças é o mesmo. Por mais complicado que se julgue, existem formas simples de poupar dinheiro. Que quando cumpridas são o suficiente para mudar a vida de qualquer um. Para assinalar o Dia Mundial da Poupança, o paraeles revela sete dicas que te vão ajudar a poupar dinheiro.

1 – Anotar os gastos
O caminho mais fácil para perceber como é possível poupar dinheiro passa por saber onde é que o dinheiro é gasto. Anotar os gastos diários, sem exceção, é o primeiro passo. Quando essa tarefa for realizada, podem criar-se diferentes grupos que vão do combustível à renda da casa.

Leia ainda: Por que detestamos tanto a segunda-feira?

2 – Estabelecer um orçamento
O passo seguinte é estabelecer um orçamento mensal. E convém que seja um orçamento real. Não te esqueças de juntar as despesas ocasionais aos gastos fixos. Isto fará que com o excesso de gastos seja mais facilmente controlado.

3 – Plano de poupanças
Agora que o orçamento está criado, é altura de criar um plano de poupanças para cada categoria. O ideal será poupar 10-15% dos ganhos. Quando esta percentagem é muito complicada é bom perceber onde é que se pode cortar nos gastos. Uma dica importante passa por olhar para esta poupança como um gasto fixo mensal.

 

Poupar dinheiro é uma tarefa mais fácil do que muitas pessoas julgam. Tudo começa na disciplina e em perceber onde o dinheiro é gasto mensalmente.

 

4 – Definir um objetivo de poupança
Muitas pessoas conseguem ser bem sucedidas nas poupanças porque estabelecem um objetivo para as poupanças. Que são tão distintos como viagens ou entrada para uma casa ou carro. Os objetivos podem ser separados por grupos que vão das poupanças a curto prazo (1-3 anos), fundo do emergência (3-9 meses) ou para a reforma.

5 – Escolher prioridades
Os objetivos são extremamente importantes nas poupanças. São aquilo que acaba por guiar as pessoas. E devem ser escolhidas as prioridades. Por exemplo, se queres realizar aquela viagem de sonho ou se estás a pensar mudar de carro, começa a poupar para isso. Faz com que seja uma prioridade.

6 – Poupa de forma automática
Quase todos os bancos permitem transferências automáticas para outras contas. Fazer a transferência automática para a conta poupança reduz a tentação de dar uso ao dinheiro.

7 – Acompanha o crescimento
Poupar dinheiro não é suficiente. É igualmente importante acompanhar o crescimento das poupanças. É uma motivação adicional.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

11-03-2018



RELACIONADOS