É verdade que praticamente ninguém gosta de falar sobre diarreia. Mais verdade será que ninguém gosta de passar por aqueles momentos em que são constantes as corridas para a casa de banho. Ainda assim, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro significado do termo que não tem nada de atraente. E como ponto de partida, nada melhor do que olhar para a forma como a Organização Mundial de Saúde define a palavra.
Leia ainda: Estudo revela que segredo para o combate ao cancro pode estar em medicamento barato que todos têm em casa
Toda a verdade sobre o misterioso do Palácio da Disney em Sintra
“Diarreia é a passagem de três ou mais fezes soltas ou líquidas por dia. Ou com mais frequência do que o normal para o indivíduo. Geralmente é um sintoma de infeção gastrointestinal. Que pode ser causada por uma variedade de bactérias, vírus”, explica a Organização Mundial de Saúde. Já o Daily Star recua mais no tempo. E refere que o termo tem origem na palavra grega diarrhoia, que pode ser traduzida como “um fluxo através”.
Termo já era usado por médicos gregos no século V
A palavra começou por ser usada para descrever o fluxo rápido, em muitos casos incontrolável, através do sistema digestivo. Segundo a mesma publicação, o termo acabou acolhido pela língua latina que acabou por manter um significado em tudo parecido. Ainda assim, foi alterada a grafia e significado para “fluir” intacto. Explica o Daily Star que a palavra foi registada pela primeira vez na língua inglesa no começo do século XVI. Ainda que o termo grego já fosse utilizado no século V. Nesse tempo, já os médicos gregos se referiam à incómoda condição de forma em tudo semelhante aquilo que ouvimos hoje dos profissionais de saúde.
Fotos: Shutterstock