O Dia Internacional do Homem é celebrado 20 anos. Tudo começou em 1999 e a iniciativa teve o seu berço em Trinidad e Tobago e foi da responsabilidade de Jerome Teelucksingh. Tem ainda o apoio ONU e de diversos grupos de defesa dos direitos masculinos que se encontram espalhados pelos vários continentes. Portugal faz parte dos 70 países que todos os anos celebram este dia.
Leia ainda: Risque a preguiça da sua lista de defeitos
Celebrar as contribuições masculinas positivas para a sociedade, além de promover a saúde, melhorar as relações entre géneros e combater o sexismo são alguns dos pontos que este dia quer destacar. Não esquece ainda a consciencialização da saúde masculina e a promoção da igualdade entre sexos.
O Dia Internacional do Homem é celebrado há 20 anos
Ao longo dos 30 anos que se celebra este dia, muito tem mudado entre o sexo masculino. Isto claro, tendo como base uma análise que tem que ser generalizada. Destacamos de seguida algumas diferenças entre os homens de antigamente e os de agora. E com isto não estamos a tomar partidos. Não há gerações de homens melhores ou piores que as seguintes ou anteriores. São apenas diferentes. Até porque o mundo também está diferente.
1. Antes jogava-se à sueca, agora fazem-se apostas desportivas.
2. Antes os homens escondiam a homossexualidade, agora há quem use os casacos e malas da avó com orgulho.
3. Antes fazia-se a barba todos os dias, agora perde-se 10 minutos a apará-la (de forma a que pareça que tem três dias).
4. Antes jogava-se à bola na rua, agora marca-se golaços com o Cristiano Ronaldo no FIFA.
5. Antes os homens tinham que sair de casa, fizesse chuva ou sol, para satisfazer os desejos da mulher grávida, agora manda-se vir através do Uber Eats.
6. Antes falava-se de bola com o taxista, agora dá-se boa nota ao motorista da Uber se ele for calado o tempo todo.
7. Antes levava-se tampa ao vivo e a cores, agora é no tinder.
8. Antes os homens não mudavam fraldas, agora fazem isso e muito mais e ainda assim não é suficiente.