Tem o hábito de dormir com a televisão ligada? Descubra o que faz à sua saúde

Tem o hábito de dormir com a televisão ligada? Descubra o que faz à sua saúde

Lifestyle

Tem o hábito de dormir com a televisão ligada? Descubra o que faz à sua saúde

Se tem o hábito de se deixar dormir com a televisão ligada, fique a saber qual o impacto que este comportamento tem na sua saúde.

Artigo de Bruno Seruca

04-07-2019

Chega a hora de ir para a cama e não resiste a ligar a televisão que tem no quarto. Até está com sono, mas acredita que ainda pode ver um filme, um episódio daquela série que não perde ou mesmo um qualquer programa. E este ritual acaba por se repetir diariamente, sempre com o mesmo resultado. Ou seja, deixa-se dormir com a televisão ligada. E quando não acontece consigo, acontece com a sua companheira. Só falta ficar a saber o impacto que isto tem na sua saúde.

Leia ainda: Segredo para emagrecer é comer banana de manhã

Mas antes de falar daquilo que acontece a quem tem este comportamento, revelamos que é muito mais comum do que pensa. Especialmente junto do sexo feminino. Um estudo recente, publicado no American Medical Association, defende que mulheres que dormem com luzes artificiais ligadas à noite, e tanto pode ser a televisão como a do telemóvel, têm uma maior probabilidade de vir a lidar com aumento de peso e obesidade.

Junte-se a nós no Instagram

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Bárbara Lourenço, a portuguesa que causa aquecimento global. Veja mais fotos no link da bio. #intimissimi #biquini #verao #praia #cacelavelha

Uma publicação partilhada por ParaEles (@paraelesofficial) a

Dormir com a televisão ligada tem impacto na saúde

O estudo contou com 43.722 mulheres saudáveis, com idades entre os 25 e os 74 anos. Que foram acompanhadas durante seis anos. A conclusão foi a de que aquelas que dormiam com uma luz de presença revelaram um aumento do peso corporal em aproximadamente 5 quilos. Sendo que existia ainda um acréscimo de, no mínimo, 10% no índice de massa corporal. É também salientado o maior risco de virem a ser obesas.

“Elas tinham uma probabilidade menor de ter padrões nas horas de acordar e deitar”

“Elas tinham uma probabilidade menor de ter padrões nas horas de acordar e deitar. Além disso, tinham uma maior probabilidade de dormirem menos, demorarem mais a adormecer, acordarem a meio da noite e de fazerem sestas”, pode ler-se no estudo. É referido ainda que dormir com as luzes ligadas foi relacionado a “medidas de desvantagem socioeconómica a e comportamentos de estilo de vida pouco saudáveis, que podem contribuir para o ganho de peso e a obesidade”.

O estudo não faz referência a homens, mas estima-se que os resultados possam ser semelhantes, ainda que os números possa ser diferentes. Ainda assim, se a sua companheira tem o hábito de dormir com a televisão ligada, é melhor alterar esse hábito.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

04-07-2019



RELACIONADOS