Por norma, estamos habituados a notícias que nos alertam para os perigos que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas tem para a saúde. E antes de avançarmos para aquilo de que queremos falar, alertamos que o consumo deverá ser sempre moderado. Ainda assim, existem estudos que parecem dar alento a quem é fã de vinho. Como é o caso do que se segue.
Leia ainda: Descubra se o vinho tinto é mais saudável do que o branco
De acordo com a pesquisa, consumir bebidas alcoólicas como moderação é algo que reduz o risco de vir a necessitar de uma cirurgia às cataratas. A redução chega mesmo a um quarto. Sendo que a bebida mais eficaz é vinho. Cinco ou seis copos por semana, reduzem a necessidade da cirurgia em 23%. Não existe uma explicação precisa, mas a equipa de investigadores acredita que tudo se deve aos antioxidantes polifenóis. Estes abundam nos vinhos tintos e podem ter uma função protetora.
Consumo de cerveja e bebidas destiladas não tem o mesmo efeito
O trabalho foi realizado pelo Moorfields Eye Hospital NHS Foundation e também pelo Instituto de Oftamologia da University College London, em Londres. Realce para o facto de que estes resultados não se aplicam aos que preferem cerveja ou bebidas destiladas. “As nossas descobertas sugerem um risco menor de ser submetido à cirurgia de catarata com um consumo de álcool baixo a moderado”, salienta um dos investigadores, em declarações ao Daily Star.
Fotos: Shutterstock