Deixe de comer açúcar em 5 simples passos

Deixe de comer açúcar em 5 simples passos

Lifestyle

Deixe de comer açúcar em 5 simples passos

Como qualquer vício, deixar de comer açúcar é difícil, mas não é impossível. Existem alguns segredos que ajudam nesta difícil missão.

Artigo de Hugo Mesquita

18-06-2018

Os malefícios do açúcar são sobejamente conhecidos, de tal modo que lhe chamam de “veneno doce”. Diabetes, obesidade e colesterol são só alguns dos problemas de saúde que estão muitas vezes associados à ingestão em excesso de açúcar. Mas, por muito que sejam conhecidas todas estas problemáticas, é também sabido que este alimento tem uma componente viciante difícil de ignorar.

Aqui, não nos estamos a referir apenas aquela versão granulada, branca ou castanha, do açúcar. Este ingrediente está presente em praticamente todos os alimentos, com exceção da carne, do peixe e dos ovos.

Como em tudo, o problemático neste alimento é a sua ingestão em excesso. Controlar isso não é fácil. Quantas mais vezes o ingerimos, mais vontade temos de comer. Isto deve-se ao facto de o açúcar fornecer uma sensação de prazer e bem-estar.

Como qualquer comportamento que se constitui um vício, deixar de comer açúcar é bastante difícil. Ainda assim, não é impossível. Existem alguns segredos que fazem com que acabar com este vício seja muito mais fácil. Eis 5 deles:

Beber muita água. Beber água pode muitas vezes responder aquela sensação de saciar, porque muitas vezes confundimos a sensação de fome com sede. Antes de se aventurar pelo frigorífico em busca de um alimento rico em açúcar, experimente antes beber um copo de água.

Sabe bem, mas… Este truque vai muito da força de vontade. Para ser bem sucedido nesta espécie de dieta sem açúcar, tem que deixar de parte aqueles alimentos que, à partida, já sabe que estão carregados de açúcar. Sabe aquela sensação de “este alimento é muito bom… mas” se conhece, deixe os alimentos que se enquadram nesta descrição.

Uma boa desculpa para ficar na cama por mais algumas horas

Nem tudo o que é doce tem açúcar. Ao invés de escolher um alimento rico em açúcar, porque não escolhe um alimento que já é naturalmente doce? Batata doce, passas ou figos são algumas dessas opções que não deve descurar. Para além de serem doces, ainda são ricos em vitaminas e minerais que nos mantêm saciados.

Um bom motivo para dormir. Dormir pouco dá fome, sabia? Poucas horas de sono aumentam os níveis de grelina (hormona da fome) e diminui ainda os níveis de leptina, a hormona responsável por transmitir ao nosso cérebro que estamos saciados. Posto isto, tem aqui uma boa desculpa para ficar na cama por mais algumas horas.

Correr ajuda. Este conselho parece demasiado óbvio, mas é também bastante eficaz. O exercício físico ajuda a acelerar o metabolismo e, consequentemente, controlar os níveis de açúcar, diminuindo também a vontade de comer.

Comer várias vezes. Outro conselho óbvio, mas também muito eficaz é fazer muitas refeições ao longo do dia. Comer várias vezes ajuda a controlar os níveis de açúcar e permite-nos também não ter tanta vontade para comer alimentos menos saudáveis. Para isto, claro, é necessário que opte por alimentos saudáveis, nas diferentes refeições.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

18-06-2018



RELACIONADOS