O atum em lata é um alimento que certamente fará parte da dispensa de muitos portugueses. E os motivos para que isso aconteça são vários. Desde o preço mais em conta até ao facto de ser uma opção saudável que permite preparar as mais variadas refeições num curto espaço de tempo. Sem esquecer que é de fácil transporte para quem leva comida para o trabalho. O que talvez muitas pessoas desconheçam é que existe um detalhe muito importante que deverá ter em mente sempre que compra atum em lata.
Leia ainda: Alimentos que todos compram no supermercado e que são um risco de infeção por E. coli
Entre connosco no misterioso Palácio da Disney, em Sintra
Antes de avançarmos para o conselho é necessário destruir um mito. Pois é falso que o contacto do atum com o alumínio das latas possa resultar numa contaminação que representa um perigo para a saúde. Isto, caso esteja tudo bem com a embalagem. Algo que é salientado por Pedro Nisa, Gestor Especialista em Embalages Sumol Compal, em conversa com a Versa. Que garante que as embalagens são revestidas com vernizes de alta qualidade “especificamente desenvolvidos e rigorosamente aprovados pelas normas da legislação europeia para o contacto com alimentos”.
Cenários em que pode haver perigo
Tudo isto poderá mudar num cenário específico. “Em casos em que uma lata apresente danos visíveis, como amolgadelas ou golpes significativos, existe a possibilidade de o revestimento interno ter sido comprometido”, realça Pedro Nisa. E quando isto acontece, “a sua capacidade de proteger o conteúdo poderá ficar diminuída. Podendo levar à contaminação do alimento”, conclui. Já agora, fique também a saber que deverá armazenar o atum em lata em locais frescos e secos.
Fotos: Shutterstock