Todos nós já sofremos ou sentimos em algum momento das nossas vidas ansiedade. Existe, porém, quem se sinta ansioso com grande frequência e tenha até as ditas crises de ansiedade. Existem ainda aqueles a quem já foi diagnosticado um transtorno de ansiedade. Surpreendentemente, uma das causas para este sério problema pode estar na alimentação.
Alguns tipos de alimentos podem ajudar a piorar os sintomas de ansiedade. Um artigo da revista Terra adianta mesmo que uma alimentação saudável pode desempenhar um papel fundamental no tratamento deste tipo de problemas do foro psicológico. A publicação em questão apontou mesmo sete alimentos que devem ser evitados por quem sofre de ansiedade.
Veja o vídeo:
7 alimentos a evitar por quem sofre de crises de ansiedade:
Pizza. Tem uma quantidade elevada de hidratos de carbono, pouco aconselhável para quem sofre de ansiedade. Em porções mais pequenas, os carboidratos podem oferecer uma sensação de bem-estar, mas em exagero dão precisamente o oposto, agravando os sintomas de ansiedade.
Massa. Tal como a pizza, é um alimento rico em hidratos.
Ketchup. Como os dois exemplos acima, é rico em carboidratos, mas desta feita em forma de açúcares. E o excesso de energia pode, além de agravar os sintomas de ansiedade, causar depressão.
Café. Todas as bebidas ricas em cafeína, como o café ou o cappuccino, estimulam a libertação de cortisol. Em excesso, provocam insónias e, em caso extremo, podem provocar uma taquicardia. Em quantidades elevadas, também diminui a quantidade de hormonas como a serotonina, a famosa “hormona da felicidade”.
Leia ainda: 7 plantas cujos benefícios para a saúde (muito provavelmente) desconhecia
Chá. Pode ser uma bebida que pense em primeiro lugar se quiser diminuir um pouco a ansiedade. No entanto, pode estar a provocar exatamente o contrário. Chás como o preto, o verde ou o branco são ricos em cafeína, apresentando os mesmos riscos que os apontados, em cima, ao café.
Refrigerantes. Mistura explosiva de açúcar com cafeína. Os efeitos negativos destas duas substância vão prejudicar a produção hormonal, intensificando o estado de ansiedade.
Bebidas alcoólicas. Existe o mito que um ou mais copos de vinho podem amenizar a ansiedade. Na verdade, acontece precisamente o oposto, já que o álcool estimula a libertação do já referido cortisol.