Córdoba, a bela cidade espanhola das flores e da arquitetura monumental

Córdoba, a bela cidade espanhola das flores e da arquitetura monumental

Lifestyle

Córdoba, a bela cidade espanhola das flores e da arquitetura monumental

Localizada nas margens do rio Guadalquivir, esta cidade com cerca de 325 mil habitantes encontra-se a apenas duas horas e meia de carro da fronteira portuguesa de Vila Real de Santo António.

Artigo de André Cruz Martins

02-09-2019

Córdoba, na Andaluzia, é uma das mais bonitas cidades espanholas. Essencialmente devido aos vasos de flores que se encontram em muitas das casas e à monumentalidade de alguns edifícios históricos. Destaca-se pela mistura entre as culturas romana, islâmica e cristã, visível na arquitetura, nos costumes e na gastronomia. Localizada nas margens do rio Guadalquivir, esta cidade com cerca de 325 mil habitantes encontra-se a apenas duas horas e meia de carro da fronteira portuguesa de Vila Real de Santo António.

Dois monumentos emblemáticos

A Mesquita Catedral é a atração turística mais famosa de Córdoba, sendo um exemplo da fusão entre a cultura islâmica e cristã. Isto porque está localizada dentro de uma catedral católica. Destaca-se pelas quase 1000 colunas de pedras dispostas em forma de arcos, todas pintadas de branco e vermelho, proporcionando uma sensação de infinito. Ao lado da Mesquita Catedral fica o palácio- fortaleza que servia de residência para Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão, que tinham os cognomes de “A Católica e o Católico”.

Leia ainda: Cavtat, o melhor segredo da Croácia

Outro monumento emblemático é a Ponte Romana. Foi construída na época de Augusto, no século I a.C. Também conhecida como a “Ponte Velha“, durante 20 séculos foi a única ponte existente na cidade e única forma de comunicação com o exterior. Fazia parte da Via Augusta, a calçada romana mais comprida de toda a Hispânia, com cerca de 1500 km. É composta por 16 arcos, tendo sido reconstruída várias vezes ao longo da história, mas o seu traçado é original.

O antigo bairro judeu e a rica gastronomia

O Bairro Judería, o antigo bairro judeu, é uma das zonas mais interessantes da cidade. Não deixe de passear pelas suas ruelas, enquanto observa as casas caiadas de branco. É raro encontrar-se uma habitação que não tenha vasos com flores e aqui situam-se alguns dos melhores restaurantes de Córdoba, com magníficas tapas (mais à frente vamos falar da magnífica gastronomia local). Destaca-se ainda a estátua do filósofo Maimônides, no centro da praça que tem o seu nome e o Museu Taurino. Existe ainda uma sinagoga do século XIV, que está aberta para cultos.

Veja também: O Amorzinho, um chalet romântico com vista para o mar

Córdoba tem uma das mais ricas gastronomias de Espanha, fruto da influência romana, visigoda, judaica e árabe. Um dos seus pratos emblemáticos é o Salmorejo, uma sopa cremosa de tomate com pão. Não deixe ainda de se deliciar com o rabo de touro e com o Flamenquín de Cerdo ibérico, uma empanada de presunto e lombo de porco ibérico. Na doçaria, o Pastel Cordobés é a melhor proposta, tratando-se de um doce à base de massa folhada e gila.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Córdoba.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

02-09-2019



RELACIONADOS