Saiba que passos dar para conquistar a confiança do seu gato

Lifestyle

Saiba que passos dar para conquistar a confiança do seu gato

Existe a ideia de que o gato não é um animal carinhoso e social, mas isso está errado. O que necessita é de conquistar a sua confiança.

Artigo de Hugo Mesquita

10-08-2020

Os gatos são animais independentes e de certa forma desconfiados. Em regra, demora sempre algum tempo até que se consiga conquistar a confiança do gato. O felino precisa de se sentir seguro e necessita também que o seu espaço seja respeitado. Conseguindo isso, conquistar a sua confiança está apenas a um passo.

A questão é como chegar até lá. Desde logo há que compreender que isso é possível e que os gatos são animais sociais e até carinhosos. Essa ideia nem sempre é compreendida já que muitas vezes são encarados como menos preocupados com os donos, em detrimento, por exemplo, dos cães. Mas não é verdade. É tudo um processo e o site especializado Perito Animal dá, num artigo, quatro dicas para conquistar a confiança do seu gato.

Veja o vídeo:

4 passos a seguir para conquistar a confiança do seu gato:

Dê-lhe espaço. Deve reservar um espaço na sua casa que seja dedicado ao seu gato. Onde está a sua comida, brinquedos e também a cama. E isto porque os gatos dão muito valor ao seu espaço, que não gostam que seja invadido. Guarde a caixa de areia num outro local e procure higienizá-la diariamente.

Tenha gestos positivos. Sempre que estiver com o seu gato faça coisas positivas que façam com que ele ligue o dono a coisas positivas. Momentos que sejam marcantes, como por exemplo dar-lhe um biscoito ou fazer-lhe festas.

Veja o vídeo:

Os gatos gostam de ser acarinhados

Evite castigá-lo. Precisamente para que o seu gato o ligue a coisas positivas, deve evitar castigá-lo. No entanto, claro, deve saber educá-lo, mas de uma forma que não faça com que aumente os níveis de stress e de ansiedade do animal, que acabarão por gerar medo e insegurança.

Mostre o amor. Ainda que se mostrem animais independentes, os gatos gostam de ser acarinhados. O segredo é saber quando fazê-lo, respeitando os passos anteriores. Com algum cuidado pode, por exemplo, colocá-lo no seu colo. Mas deve ser uma coisa natural, se ele por acaso quiser sair, não deve forçá-lo a ficar.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

10-08-2020



RELACIONADOS