Quando viajamos nem sempre temos os comportamentos mais adequados. Embora muitas vezes não saibamos que estamos a cometer erros. Um dos casos mais comuns é quando não temos o cuidado necessário para preservar o meio ambiente. Comportamentos de risco quando viaja: saiba o que não deve fazer.
Leia também: 10 praias onde o areal se funde na perfeição com a cidade
Noutras ocasiões, pensamos que estamos a ajudar alguém ao mostrarmos uma faceta solidária, mas a verdade é que só estamos a prejudicar essa pessoa. E outras vezes, na ânsia de estarmos junto de animais e de quereremos conviver com eles, nem nos apercebemos que podemos ter ações nocivas para os mesmos. Por outro lado, também é usual temos comportamentos que nos colocam em situações de perigo de vida.
Comportamentos de risco quando viaja: saiba o que não deve fazer
Andar em cima de elefantes. Em muitos países, principalmente no Oriente, é costume organizar atividades turísticas com elefantes. E se não existe nada de mal em alimentar ou dar banho a estes animais, já é muito censurável andar em cima deles. O problema é que para um elefante deixar que isso aconteça tem de sofrer um cruel processo de domesticação, de modo a que passe a ser totalmente obediente aos humanos. E esse processo inclui muita pancada nos pobres animais por parte dos seus “tratadores”.
Usar protetor solar antes de nadar. Todos somos alertados para a necessidade de usarmos protetor solar. No entanto, se o colocarmos no corpo antes de nadarmos isso pode prejudicar os corais que se encontram no mar. Alguns componentes químicos dos protetores solares têm uma ação nociva no seu crescimento. E como é sabido, os corais são um importante ecossistema marítimo.
Dar dinheiro a crianças pobres. Dar dinheiro a crianças pobres dos países que visitamos é entendido como uma boa ação. No entanto, muitas vezes, essas crianças são exploradas por criminosos que lhes aplicam maus tratos e as obrigam a pedir dinheiro, para posteriormente lhes entregar.