O pão é um dos alimentos preferidos por muitos para começar o dia. Havendo também quem não o dispense em quase todas as refeições. Aquilo de que ninguém está à espera é de que ingerir este famoso alimento seja suficiente para que acuse num teste de álcool. Só que um estudo, que está a fazer correr muita tinta, está a alertar para essa eventualidade.
Leia ainda: Comer queijo com bolor é saudável? Resposta é surpreendente
O trabalho, realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, salienta a presença de um alto teor alcoólico em várias marcas de pães bastante populares no Brasil. A conclusão, após análise aos líderes de vendas do mercado, é que 60% dos produtos seriam considerados alcoólicos caso existisse uma legislação para essa categoria. E alguns seriam detetados no teste do balão feito pela Polícia.
Estudo gera polémica
Visconti, Bauducco, Wickbold 5 Zeros e Wickbold Sem Glúten. Wickbold Leve, Panco, Seven boys, Wickbold, Plusvita e Pullman são as marcas alvo de estudo. Sendo que apenas as últimas duas passaram com distinção em todos os testes. Henrique Lian, diretor executivo da associação salienta que a presença de álcool em alimentos não alcoólicos, sem qualquer identificação, é algo grave. Defendendo assim que exista uma maior transparência para os consumidores. Por outro lado, as marcas estão a insurgir-se contra o estudo.
Fotos: Shutterstock