Ciência revela o que a falta de sono faz à sua saúde

Ciência revela o que a falta de sono faz à sua saúde

Lifestyle

Ciência revela o que a falta de sono faz à sua saúde

Se a falta de sono e as noites mal dormidas são uma realidade frequente para si, fique a saber o que a ciência tem a dizer em relação aos riscos que corre.

Artigo de Bruno Seruca

26-06-2020

Há muito que se debate a associação entre a falta de sono, normalmente conhecida como sono interrompido, e diversas doenças. Aliás, este tema tem sido mesmo algo a que a ciência se tem dedicado ao longo dos anos. Agora, surge um estudo que revela mais pormenores sobre esta associação.

12 orgasmos que deram que falar em Hollywood

Ciência revela o que a falta de sono faz à sua saúde

Um ensaio clínico realizado por uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, Estados Unidos da América, e publicado na PLOS Biology tem novidadades acerca deste tema. De acordo com o estudo a falta de sono provoca uma resposta inflamatória que pode intensificar a aterosclerose, que é o entupimento das artérias pela placa de colesterol. Algo que pode aumentar o risco de derrame.

Leia ainda: 5 frutas que podem ser aliadas importantes na perda de peso

Os investigadores concluíram este cenário depois de estudarem 1600 adultos que fizeram parte de estudos de sono. Durante os trabalhos foram monitorizadas as vias inflamatórias enquanto dormiam. O objetivo passou por descobrir como é que as perturbações do sono podem ter um impacto negativo nos níveis de dois tipos de glóbulos brancos: neutrófilos e monócitos. Que são os que contribuem para a resposta inflamatória do corpo. Foram ainda estudados nos níveis de depósitos de cálcio que causam placas nas artérias coronárias.

Olhando para o estudo, verifica-se uma associação entre os movimentos durante o sono e um crescimento nas medidas de neutrófilos e cálcio. Por sua vez, não foi notado um crescimento nos níveis de monócitos. O que leva os investigadores a concluírem que a falta de sono, ou a má qualidade deste, tem impacto no aumento de neutrófilos. Algo que conduz a um maior número dos depósitos de cálcio e à aterosclerose.

Fotos: Impala

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

26-06-2020



RELACIONADOS