Carne vermelha: descubra as doenças que estão associadas ao seu consumo

Carne vermelha: descubra as doenças que estão associadas ao seu consumo

Lifestyle

Carne vermelha: descubra as doenças que estão associadas ao seu consumo

É preciso ter algum cuidado na ingestão deste alimento, como alertou recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS), que associa o consumo de carne vermelha a várias doenças.

Artigo de Equipa Paraeles

25-09-2019

Apesar de haver cada vez mais pessoas a optar por uma alimentação vegetariana ou vegan, a carne continua a fazer parte do dia a dia de muitas pessoas. Mas é preciso ter algum cuidado na ingestão deste alimento, como alertou recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS), que associa o consumo de carne vermelha a várias doenças.

OMS associa o consumo de carne vermelha a várias doenças

Entre elas encontram-se o cancro colo-retal. A revista Prevention coloca mesmo a carne vermelha como um dos principais causadores da doença. Esta encontra-se ainda associada a doenças de coração. O AVC (acidente vascular encefálico) é outra das consequências do consumo de carne. E há ainda o risco de Diabetes, o qual sobe bastante com o consumo de carnes processadas.

Carnes brancas são tão prejudiciais para o colesterol como as vermelhas

É uma velha máxima que muitos procuram seguir: “As carnes brancas são mais saudáveis do que as vermelhas”. Mas será mesmo verdade? Um novo estudo norte-americano coloca esta premissa em causa. Afirma que comer carnes como frango ou peru pode ser tão prejudicial para os níveis de colesterol como consumir carnes vermelhas.

Leia também: 9 passos fundamentais para quem quer ter uma alimentação saudável

Os cientistas que ambas as variantes de carnes são prejudiciais para o coração. Isto por conta da já mencionada subida dos níveis do colesterol. Naturalmente, elevam o risco de morte por consequência de problemas cardíacos. Defendem os especialistas que a dieta mais aconselhável para aqueles que pretendem baixar os níveis de colestrol e, assim, optar por um estilo de vida mais saudável, deve se basear em vegetais.

Veja também: Um terço dos vegetarianos come carne e a culpa é do álcool

Este alerta é dado depois de uma análise aos níveis de colesterol dito “mau” (LDL) em voluntários que seguiram dietas que tinham como base carnes vermelhas, brancas e vegetais. Analisados os resultados, chegaram à conclusão que a ideia de que as carnes brancas é uma opção mais saudável é errada.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

25-09-2019



RELACIONADOS