Cancro: 5 antioxidantes que protegem contra a doença

Cancro: 5 antioxidantes que protegem contra a doença

Lifestyle

Cancro: 5 antioxidantes que protegem contra a doença

Uma em cada cinco pessoas irá desenvolver cancro e estes cinco antioxidantes são uma forma de se proteger contra a doença.

Artigo de Bruno Seruca

23-10-2024

Dizem os estudos que uma em cada cinco pessoas irá desenvolver cancro do longo da vida. Nesta equação entram diversos fatores que vão da idade ao histórico familiar. Mas existem ainda outros detalhes que podem ser controlados por cada um e que ajudam a reduzir o risco de vir a desenvolver a doença. É aqui que entra uma alimentação saudável. Especialistas alertam que radicais livres e substâncias químicas reativas acabam por ter um impacto negativo nas células, contribuindo assim para o desenvolvimento do cancro. Já os antioxidantes protegem o corpo dos efeitos negativos dos radicais livres. E de acordo com o Mindbodygreen existem cinco que são ótimos para prevenir o cancro.

Leia ainda: Truque simples e barato reduz constipações das crianças em dois dias

Entrámos no misterioso Palácio da Disney em Sintra

Licopeno

É um antioxidante que se encontra frequentemente em tomates. Estudos revelam que ajuda a prevenir danos nas células. Sendo que são muitos os benefícios para o corpo. Como é o caso de ajudar numa melhor contagem de espermatozoides. No que ao cancro diz respeito, estudo revelam que ajuda a travar o crescimento to tumor e a progressão da doença. O licopeno faz parte da família dos carotenoides, grupo de pigmentos encontrados em alimentos como abóboras, tomates, cenouras e pimentões. Alimentos ricos em carotenoides devem ser consumidos com casca.

Resveratrol

Escreve o The Post que este polifenol natural é encontrado em frutas vermelhas escuras, como é o caso das uvas. E ainda no vinho tinto, amendoim e pistácio. Estudos defendem que combate células cancerígenas ativando ou desativando vias moleculares. É apontado como uma boa proteção contra cancro e doenças cardíacas.

Luteína e zeaxantina

Encontram-se na gema dos ovos de galinha e estudos referem que contribuem para diminuir o risco de cataratas. Já em relação ao cancro, um estudo defende que pacientes com maior ingestão de luteína e zeaxantina tiveram um risco menor de desenvolver cancro colorretal.

Vitamina A

É excelente para a saúde da pele e dos olhos, sendo que protege as células contra danos. Estudos realçam que ajuda a proteger contra o cancro da mama. Já uma dieta rica em vitamina A está relacionada com um menor desenvolvimento de cancro da pele. Já um outro trabalho defende que um derivado da vitamina A potencializa a eficácia da radioterapia na eliminação de tumores. A vitamina A é encontrada em peixes, laticínios, ovos e fígado bovino.

Fotos: Shutterstock

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

23-10-2024



RELACIONADOS