Parece, invariavelmente, uma coisa algo inofensiva. Um pico de dor intensa, provocado muitas vezes por um intenso esforço físico, mas que se resolve em poucos minutos com um correto alongar do músculo. O que poucos sabem é que a cãibra pode ser o sinal de que algo não vai bem com o nosso corpo. Em último caso, pode mesmo ser um sintoma de uma doença grave.
Aproveite já este bónus de 50 euros para apostar. Registe-se aqui.
A cãibra pode ser um sinal de que a pessoa sofre de Doença Arterial Obstrutiva Periférica. Nada mais significa do que uma obstrução das artérias da perna. Isto dificulta a circulação do sangue pelo membro e, a falta de oxigénio no músculo, que disso resulta, pode mesmo precipitar (além de muita dor) gangrena e úlceras.
Veja o vídeo:
Segredo para combater esta doença associada à cãibra é andar
O principal motivo por trás desta doença é o tabagismo. Mas não é o único. “O motivo mais comum chama-se tabagismo, que vai deteriorando os vasos arteriais. Associado ao cigarro, há a vida sedentária, o colesterol alto, o stress e isto tudo vai deteriorando a parede da artéria. Esta parede vai acumulando gordura e, assim, dificultar a circulação sanguínea”, explica Bruno Naves, angiologista, em declaração reproduzidas no Costa Norte.
Leia ainda: 5 razões para escolher a Betano.pt como o seu site de apostas de eleição
Este mesmo especialista explica que o tratamento para este tipo de problema é andar. “No começo vai andar 100 metros, depois 200m. Quando perceber que está a andar 1km é porque o próprio organismo está a reagir corretamente. É claro, que a melhoria acontece aliada à cessação total do tabagismo, ao controlo muito rigoroso do colesterol e da glicose, se for diabético, e se estiver obeso, também deve diminuir o peso, para andar com mais facilidade”, recomenda o médico. Esta doença é mais visível quando as cãibras são intensas e frequentes. Caso isso se verifique, deve procurar orientação do seu médico.