Bona, a antiga capital da Alemanha onde Beethoven será sempre o rei

Bona, a antiga capital da Alemanha onde Beethoven será sempre o rei

Lifestyle

Bona, a antiga capital da Alemanha onde Beethoven será sempre o rei

Bona é uma bonita cidade alemã no estado da Renânia, na Vestfália do Norte. Tem média dimensão (cerca de 300 mil habitantes) e já foi capital da República Federal da Alemanha, entre 1949 e 1990.

Artigo de Equipa Paraeles

12-07-2020

Bona é uma bonita cidade alemã no estado da Renânia, na Vestfália do Norte. Tem média dimensão (cerca de 300 mil habitantes) e já foi capital da República Federal da Alemanha, entre 1949 e 1990. É conhecida por ser a cidade natal do compositor Ludwig van Beethoven. De resto, em 2020, comemoram-se 250 anos sobre o seu nascimento. Como não poderia deixar de ser, vários eventos são organizados na cidade em comemoração da efeméride.

Leia ainda: A “verde” Dortmund é a capital alemã do futebol e tem muito para explorar

O Bundeskunsthalle, um dos mais conhecidos museus na Alemanha, marca a data com uma exposição que retrata a vida e carreira do compositor germânico. E este ano, a Beethovenfest, festival que evoca o compositor, será realizado em dose dupla. Primeiro, decorrerá de 13 a 22 de março e depois entre 4 e 27 de setembro. Como habitualmente, o evento contará com a participação de solistas e orquestras de renome mundial, mas também de jovens talentos.

Dois museus e um enorme parque

Bona é uma cidade conhecida pelos magníficos museus. Um dos mais renomados é a Haus der Geschichte, (“Casa da História”, se traduzido à letra). Conta com inúmeros documentos e artefatos relacionados com a História alemã, principalmente referentes ao período entre o final da II Guerra Mundial, em 1945 e a Reunificação, em 1990. Outro museu que destacamos é o Kunstmuseum (“Museu da Arte”). Aqui vai poder observar um fantástico espólio do expressionismo alemão e também obras de arte contemporânea.

Uma das zonas mais bonitas para passear em Bona é o parque Rheinaue. É um espaço verde de grandes dimensões onde se destacam o Jardim Japonês e o Jardim das Rosas. Possui trilhos para caminhadas, um parque de skate e um lago onde é possível alugar barcos a remo. E possui bares e restaurantes com fartura.

O melhor do centro histórico

A Heerstrasse é a rua mais famosa do centro histórico. É lá que fica o famoso túnel das cerejeiras, famoso pelas muitas árvores desse tipo. O efeito visual é muito bonito. Ainda pelo centro, não deixe de visitar a Beethoven Haus (“Casa de Beethoven”). Foi aqui que o compositor nasceu em 1770 e hoje em dia funciona como um local onde se encontram mais de 150 objetos do período passado por Beethoven em Bona e, mais tarde, em Viena.

Veja também: Bem-vindo a Essen, a antiga cidade industrial que se transformou num pólo cultural da Alemanha

Ainda pelo centro, pode admirar o exterior da Rathaus, o edifício da Câmara Municipal. Trata-se de um palácio muito antigo, em excelente estado de conservação. Em frente à Rathaus fica a Feira de Bona. Ali podemos encontrar muita cerveja alemã e as famosas Bratwurst, as salsichas gigantes servidas dentro de um pão. Visite ainda a Münsterplatz, uma praça bonita em cujo centro de encontra uma grande estátua que presta homenagem a uma figura muito importante na cidade. Quem? Beethoven, pois claro.

Percorra a galeria e veja mais imagens de Bona.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

12-07-2020



RELACIONADOS