Integrada no grupo de ilhas do barlavento cabo-verdiano, 50 quilómetros a Sul do Sal, Boa Vista é a ilha do arquipélago de Cabo Verde que está situada mais perto do continente africano. Embora os primeiros navegadores a tenham batizado de São Cristóvão, o seu nome atual resulta de ser o primeiro pedaço de terra firme que os navegantes do Renascimento avistavam na sua perigosa aventura atlântica. Com uma superfície de 620 quilómetros quadrados, é a terceira maior ilha do arquipélago e, tal como Sal e Maio, é plana, à exceção de um maciço rochoso situado a oriente, que atinge o píncaro no Pico d’Estância, com 360 metros de altura.
Boa Vista, a ilha da tranquilidade
A sua paisagem costeira é de dunas altas e flutuantes, de areia branca, embelezadas ocasionalmente por oásis de tamareiras e lagoas. O interior da ilha alterna desertos de areia – semelhantes ao Sara – com planícies rochosas. A orla marítima é envolvida por um anel de recifes de corais e rochas com forte campo magnético, o que contribuiu para o desnorte de muitas embarcações. A ilha da Boa Vista é uma das mais importantes de Cabo Verde. A população é de apenas 4000 habitantes e a economia gira em torno da agricultura e da pesca.
A capital é Sal Rei, que tem mais de 3000 habitantes, e o resto das povoações – cerca de dez – são pequenas aldeias praticamente familiares. Sol, mar e praia constituem os maiores atrativos desta ilha, para além da gentileza da sua população e da gastronomia local, tipicamente cabo-verdiana e reforçada pela abundância de bom peixe e marisco. Saiba mais aqui sobre este destino.