Beber cerveja não engorda e até faz bem aos intestinos

Beber cerveja não engorda e até faz bem aos intestinos

Lifestyle

Beber cerveja não engorda e até faz bem aos intestinos

Finalmente uma excelente desculpa para beber uma cerveja na esplanada com os amigos.

Artigo de Equipa Paraeles

19-10-2023

Finalmente uma excelente desculpa para beber uma cerveja na esplanada com os amigos. Um grupo de investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, no Porto, concluiu que “o consumo de cerveja contribui para a melhoria da composição da microbiota intestinal, factor que tem sido associado à prevenção de doenças crónicas muito comuns, tais como a obesidade, a diabetes e as doenças cardiovasculares”.

Beber cerveja não engorda e até faz bem aos nossos intestinos

O estudo, publicado Journal of Agricultural and Food Chemistry, notou que o consumo de cerveja, bebida que resulta da fermentação de cereais, “aumenta a diversidade da microbiota intestinal, sem aumentar o peso e a massa gorda”. Mais, os investigadores concluíram que a ingestão desta bebida “não interfere significativamente em biomarcadores cardiometabólicos”, tais como a glicose, colesterol e triglicéridos. O efeito benéfico da cerveja, acreditam os responsáveis pelo estudo, deverá estar ligado aos polifenóis presentes na bebida.

Leia ainda: Esqueça a salada e deixe-se conquistar pelo uso menos óbvio do pepino

Para retirar estas conclusões, os cientistas recrutaram homens saudáveis, entre os 23 e 58 anos, para participarem num ensaio, ao longo de quatro semanas, que consistia em beber diariamente 330 mililitros (ml) de cerveja, com ou sem álcool. E este último ponto, relativamente ao álcool, é igualmente importante porque ficou provado que os benefícios não estão dependentes do teor alcoólico da bebida. Ou seja, não importa se a cerveja tem álcool ou não.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

19-10-2023



RELACIONADOS